Diretor do SBT assume lugar do patrão e coloca todo mundo para trabalhar

14/02/2023 às 16h50

Por: André Santana
Imagem PreCarregada
Reprodução / SBT

O SBT vive uma crise sem precedentes. A audiência caiu consideravelmente nos últimos anos, fazendo o canal perder fôlego na disputa pela vice-liderança. E, curiosamente, a estação parece conformada com o atual cenário, já que não se vê qualquer tentativa de reação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reprodução / SBT

Mas José Roberto Maciel, presidente da emissora, vem tentando driblar tamanha inércia. O profissional tem tomado à frente e cobrado novidades dos diretores da rede, que, normalmente, ficam à espera das ordens de Silvio Santos.

Vamos trabalhar!

José Roberto Maciel

Gabriel Cardoso / SBT

De acordo com Flavio Ricco, em sua coluna no R7, Maciel tem tomado as rédeas do SBT. O presidente estaria fazendo uma forte cobrança em cima dos diretores do canal, solicitando novos projetos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Ricco, Maciel tem reforçado que a obrigação dos profissionais é sempre buscar novidades, independentemente dos pedidos do dono Silvio Santos. Todos devem fazer sua parte para que a estação esteja sempre em constante movimento.

Ou seja, a presidência do SBT pretende fazer com que a emissora alcance certa autonomia e não fique sempre dependente do proprietário. Afinal, os trabalhos estão estacionados há anos, desde que Silvio passou a ser figura menos presente na rede, em razão da pandemia. Isso colaborou para que a crise alcançasse tamanha proporção.

LEIA TAMBÉM:

Sem fôlego

Casos de Família - Christina Rocha

Reprodução / SBT

O SBT perdeu bastante terreno nos últimos anos. O canal viu seu público encolher em todos os horários e não fez grandes movimentações para driblar a crise. Até mesmo programas que garantiam resultados, como as novelas infantis, viram seus índices desabarem.

Para piorar, a estação vinha trabalhando com o freio de mão puxado. E parece ter dificuldades em reformular a grade… Um exemplo disso é o que aconteceu com o Casos de Família, que registra péssimos índices há anos. O SBT chegou a anunciar o fim da atração de Christina Rocha, mas depois voltou atrás.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A falta de novidades também é uma constante. Há anos, a emissora não lança um novo programa. No ano passado, o SBT ficou dependente de novelas ultra reprisadas no início da tarde e de enlatados de gosto duvidoso adquiridos pelo próprio Silvio Santos, como Crimes de Paixão e Decisões do Dia.

Luz no fim do túnel

A Infância de Romeu e Julieta - João Baldasserini, Juliana Scalch e Vittória Seixas

Lourival Ribeiro / SBT

Em 2023, a rede ainda não fez grandes movimentações, mas ao menos demonstra planos promissores. O acordo com a Prime Video, por exemplo, deve injetar investimentos na sua dramaturgia, e A Infância de Romeu e Julieta pode se tornar um bom produto, capaz de recuperar a audiência perdida por Poliana Moça.

Além disso, a parceria com o streaming abriu caminho para a troca de conteúdos. Um exemplo disso é a exibição de Jack Ryan nas noites de sábado. Há quanto tempo o canal não exibia uma boa série em sua programação?

O SBT também fechou um novo pacote com a Warner Bros. Discovery, garantindo mais conteúdo para a programação. Por meio deste novo acordo, a sitcom Um Maluco no Pedaço voltou à grade e já se tornou o programa mais visto dos sábados do canal. Novos desenhos também estrearam no Sábado Animado, último “sopro” de programa infantil na estação.

E mais: há planos para retomar a produção do Programa Livre, um clássico da emissora. Nos bastidores, também corre a informação de que há o interesse na contratação de Ana Furtado. A vontade de fazer bons programas, como o Programa Livre, ou de investir em novos nomes, como Ana, já demonstram alguma intenção de sair da inércia. Que bom!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.