Alexandre Pequeno

O ator Norton Nascimento (na foto com Adriana Lessa, em Chiquinha Gonzaga) faleceu no dia 21 de dezembro de 2007, vítima de uma falência cardíaca ocasionada por um quadro infeccioso pulmonar. Seu último papel na televisão, feito especialmente para o ator, foi o ex-lutador Nocaute, de Maria Esperança (2007), reprisada recentemente pelo SBT.

Chiquinha Gonzaga - Adriana Lessa e Norton Nascimento
Divulgação / Globo

Na época do falecimento do ator, a emissora paulista enviou uma nota à imprensa lamentando o ocorrido e informando que Norton havia sido convidado para atuar na próxima novela da casa; porém, não houve tempo hábil para viabilizar a sua contratação.

Núcleo especial

Revelação - Bukassa Kabengele
Roberto Nemanis / SBT

Acredita-se que a novela em questão seja Revelação (2008), trama da então estreante Íris Abravanel, que, após uma série de adiamentos, teve suas gravações iniciadas em março de 2008. A estreia ocorreu em dezembro do mesmo ano.

Um dos núcleos da trama retratava uma família negra bem-sucedida. Especula-se que Norton interpretaria um dos personagens do clã. Meg (Ângela Corrêa), que encabeçava o núcleo, teve a história inspirada em uma mulher abandonada no lixo quando bebê e que, prestes a se prostituir para garantir o sustento, converteu-se à igreja evangélica.

Ela era casada com o policial linha dura Caio Rodrigues (Bukassa Kabengele, foto acima), um investigador corajoso, honesto, dedicado à família e inimigo número um da corrupção. Talvez fosse Caio o personagem reservado para Nascimento…

Carreira na TV e cinema

Malhação 1997 - Norton Nascimento e Ronaldinho
Divulgação / Globo

Norton Nascimento nasceu em Belém e fez sua estreia na televisão em Os Imigrantes (1981), da Band. No começo da carreira, acumulou participações nas novelas globais Sinhá Moça (1986), De Corpo e Alma (1992) e Fera Ferida (1993).

Em A Próxima Vítima (1995), ao lado de Antonio e Camila Pitanga, Lui Mendes, Zezé Motta e Isabel Fillardis, fez parte de uma pioneira família de origem negra e de classe média na televisão brasileira.

Norton ainda atuou em novelas como O Fim do Mundo (1996) e A Padroeira (2001), além de programas, séries e minisséries como Você Decide, Sai de Baixo, Malhação (1997, foto acima, com Ronaldinho), Chiquinha Gonzaga (1999) e Aquarela do Brasil (2000) – todos na Globo.

No cinema, estreou em Carlota Joaquina – Princesa do Brasil (1995), de Carla Camurati. Nascimento também esteve em Drama Urbano (1998), Até que a Vida nos Separe (1999) e Araguaia – A Conspiração do Silêncio (2004).

Saúde fragilizada

A Próxima Vítima - Norton Nascimento
Divulgação / Globo

Em 2003, a carreira de Norton Nascimento foi paralisada. Ele precisou se submeter a um transplante de coração para corrigir um aneurisma de aorta.

O ator ficou internado por 52 dias e precisou de 73 doações, que, além do coração, incluíam sangue, plaquetas e plasma.

Após o transplante, Norton passou a fazer campanhas e ministrar palestras sobre a importância da doação de órgãos. “Doar é amar”, dizia ele.

Compartilhar.
Avatar photo

Alexandre Pequeno é jornalista e apaixonado pelas novelas brasileiras desde a infância. A paixão foi tanta que seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi sobre a novela Mulheres Apaixonadas, de Manoel Carlos. Em 2018, lançou o canal Novelando, onde aborda, de forma bem humorada, sobre as tramas que marcaram a história da TV. Já publicou contos e crônicas em antologias nacionais Leia todos os textos do autor