Muitos fatos pitorescos permeiam a história do SBT: programas mudando de horário, reprises saindo do ar antes do tempo ou ainda contratações polêmicas.

Programa Silvio Santos
Silvio Santos no comando de seu dominical no SBT (Reprodução / SBT)

Uma apresentadora viveu isso quando foi demitida e contratada novamente em poucas horas pelo próprio Silvio Santos: Analice Nicolau.

[anuncio_1]

Passarela e reality

Jornal do SBT - Analice Nicolau e Cynthia Benini
Cynthia Benini e Analice Nicolau na bancada do Jornal do SBT (Francisco Inácio / SBT)

Analice Nicolau começou sua carreira como modelo na metade dos anos 1990, participando de desfiles e peças publicitárias. Fez ensaios sensuais para revistas adultas e disputou uma vaga em um concurso da Playboy americana.

Em 2002, ela foi chamada para participar da segunda temporada da Casa dos Artistas e o Brasil passou a conhecer a modelo, que tinha apenas 24 anos. Mesmo sendo a quarta eliminada do reality, Silvio Santos viu uma oportunidade de lançar Analice como jornalista em um novo projeto.

Assim, no segundo semestre de 2003, o SBT lançava, em pleno horário nobre, o Jornal do SBT – 1ª Edição. Comandado por Cynthia Benini e Analice Nicolau, o novo noticiário chamou a atenção por ser apresentado de uma bancada transparente, deixando visíveis as pernas torneadas das apresentadoras. Por isso, o noticioso foi apelidado de “Jornal das Pernas”.

A atração passeou por vários horários da grade do SBT, até que estacionou na faixa das 6h, quando foi rebatizado de Jornal do SBT – Manhã. A partir de 2005, a atração ganhou boletins durante a programação, chamado de SBT Notícias Breves.

Demissão

SBT Manhã - Analice Nicolau e Hermano Henning
Analice Nicolau e Hermano Henning à frente do SBT Manhã (Roberto Nemanis / SBT)

O jornal foi extinto com a chegada de Ana Paula Padrão e o renascimento de um jornalismo de credibilidade na emissora de Silvio Santos. Analice continuou no SBT e comandou o Jornal do SBT, o Jornal do SBT Manhã e o SBT Brasil.

Tudo estava bem até setembro de 2013, quando ela foi demitida pelo então diretor de jornalismo Marcelo Parada. Quando Silvio Santos soube do desligamento da jornalista, não gostou nada da decisão de Parada…

Ele bateu de frente com a decisão da direção de jornalismo. Analice voltou à redação, para espanto dos colegas. Ela voltaria a fazer parte da apresentação dos jornais da casa e assumiria o comando da previsão do tempo do SBT Brasil.

[anuncio_3]

Mais uma dispensa

Jornal do SBT - Analice Nicolau
Analice Nicolau no comando do Jornal do SBT (Lourival Ribeiro / SBT)

Em julho de 2019, o jornalismo de Silvio Santos passava por modificações outra vez e, de novo, Analice Nicolau foi demitida, dessa vez, com o conhecimento do patrão, que tem a gratidão da jornalista pela chance que teve.

“Quero agradecer a Silvio Santos que, em 2003, viu em mim um mundo de possibilidades e eu abracei todas. Ali cresci e me tornei a profissional e mulher que sou hoje. SBT, eu te honro pela empresa séria e família que é. Agora o novo ciclo se inicia. E que venha um mundo de possibilidades. Estou pronta e feliz”, escreveu a jornalista em suas redes sociais.

Mas a história não acaba por aí. Cinco meses depois de seu desligamento, Analice voltaria à bancada do SBT Brasil para cobrir a licença médica de Rachel Sheherezade. Depois de 17 anos de contrato, ela fazia o seu primeiro trabalho como freelancer.

“Foi um convite da direção da emissora, e eu aceitei”, explicou  ela. “Eu não tive mágoa nenhuma [por ter sido demitida]. Sempre fui contratada, e é a primeira vez que estou tendo essa experiência como freela. E vou me dedicar como sempre, né? Fazer o meu melhor! Foi muito gostoso voltar”, contou ao Notícias da TV em 25 de novembro de 2019.

“Ninguém contou que eu estava com síndrome do pânico”

The Noite - Analice Nicolau e Danilo Gentili
Analice Nicolau em entrevista ao The Noite com Danilo Gentili (Divulgação / SBT)

Mesmo de coração aberto e sem mágoas, a demissão de Analice em 2013 foi em um momento delicado de sua vida, o que poucos sabiam.

“Quando fui demitida, a pessoa falou para o Silvio que eu estava dificultando o trabalho, faltando. Mas não foi falado o que realmente estava acontecendo comigo. Ninguém contou que eu estava com síndrome do pânico”, revelou no programa Sensacional em 17 de abril de 2022.

Silvio soube da situação de Analice por conta do cabeleireiro Jassa, que é amigo da jornalista.

“Eles sabiam de tudo. Nós éramos muito próximos. Eles chegaram no Silvio e falaram: ‘Não é bem desse jeito, conversa com ela’. O Silvio me chamou e eu expliquei tudo. Poucas pessoas sabem o que realmente aconteceu comigo, e o Silvio é uma delas. Tenho uma gratidão por esse homem”, afirmou a jornalista.

Longe da TV, Analice Nicolau tem uma coluna no Jornal de Brasília, é empresária e faz trabalhos na área de comunicação.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor