Considerada uma das mais “estranhas” novelas das sete produzidas pela Globo, Além do Horizonte (2013), que amargou baixos índices de audiência, pode ganhar uma nova chance na emissora em breve. A produção é cotada para ser “recauchutada” por meio do Projeto Originalidade, no Globoplay.

Juliana Paiva em Além do Horizonte
Juliana Paiva em Além do Horizonte (Reprodução / Globo)

O projeto consiste em atualizar os capítulos disponíveis na plataforma, com melhor qualidade de imagem e a inserção da abertura e vinhetas de intervalo. A emissora, no entanto, ainda não confirma a informação.

[anuncio_1]

Aposta no suspense

Antonio Calloni em Além do Horizonte
Antonio Calloni em Além do Horizonte (Divulgação / Globo)

Em 2013, a Globo surpreendeu ao estrear uma novela das sete com uma temática um tanto mais obscura, já que a faixa, tradicionalmente, abriga comédias ensolaradas. Além do Horizonte ia na contramão e apostava numa trama repleta de suspense e mistério.

O enredo girava em torno dos jovens Lili (Juliana Paiva), William (Thiago Rodrigues) e Rafa (Vinicius Redd), que se uniam para buscar seus parentes desaparecidos. A mocinha acreditava que o pai, LC (Antonio Calloni), estava morto, mas, ao encontrar uma carta dele em seu testamento, começa a desconfiar que ele vive e resolve ir atrás.

Nessa jornada, Lili descobre que LC tinha uma amante, Tereza (Carolina Ferraz), tia de William. Já Rafa busca a namorada, Paulinha (Christiana Ubach), que deixou vídeos nos quais afirmava que partia em busca da felicidade, o mesmo destino de LC.

Eles acabam descobrindo que existe um local chamado Comunidade, que atrai pessoas em busca da felicidade plena e concreta. LC, Tereza e Hermes (Alexandre Nero) são os líderes do local, mas escondem objetivos pouco nobres.

 

[anuncio_2]

Naufrágio

Além do Horizonte
Além do Horizonte (Divulgação / Globo)

Novela de estreia de Carlos Gregório e Marcos Bernstein como titulares, Além do Horizonte causou estranheza no público por conta de sua temática inusitada. A grande quantidade de mistérios fazia a novela ser comparada a filmes como A Vila, ou séries, como Lost.

Outro ponto que causou estranhamento era a ausência de medalhões no elenco principal. Além do Horizonte tinha Flavia Alessandra (Heloísa), Alexandre Borges (Thomaz) e Guilherme Fontes (Flávio), mas eles apareciam como coadjuvantes em uma história dominada por jovens atores. Já Antonio Calloni, Carolina Ferraz e Alexandre Nero, os vilões, demoravam um pouco para aparecer.

Tudo isso fez com que Além do Horizonte amargasse baixos índices no Ibope. A trama se tornou a menor audiência da história no horário até então, com média de 20 pontos no Kantar Ibope Media – cinco pontos a menos que a trama anterior, Sangue Bom (2013), que havia sido considerada morna.

[anuncio_3]

Mudanças

Além do Horizonte
Carolina Ferraz e Antonio Calloni em Além do Horizonte (Reprodução / Globo)

Por conta da baixa audiência, Além do Horizonte passou por mudanças. Os autores investiram mais no triângulo amoroso “maduro” formado por Flavia Alessandra, Alexandre Borges e Guilherme Fontes, além de terem promovido uma verdadeira “ciranda amorosa” entre os protagonistas juvenis.

Lili, que a princípio formaria um casal com William, acabou se acertando mesmo com Marlon (Rodrigo Simas), o irmão dele. Já o personagem de Thiago Rodrigues se apaixonou pela professora Celina (Mariana Rios), que foi alçada ao time de protagonistas. Rafa, por sua vez, perdeu espaço na trama. As mudanças fizeram a narrativa engrenar, mas não o suficiente para elevar a audiência da produção.

Mesmo assim, Além do Horizonte pode ser uma das próximas novelas da Globo a integrar o Projeto Originalidade do Globoplay. A expectativa é que isso aconteça ainda em 2023, mas a emissora não confirma.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor