Dez anos depois, novela que afundou a Globo ganha nova chance

Emissora surpreende e resgata um de seus maiores fiascos na próxima segunda

Whatsapp

Uma das novelas mais fracassadas da Globo e que foi responsável por afundar o horário das sete na década passada, Além do Horizonte (2013) ganhará uma nova chance de ser vista pelo público a partir da próxima segunda (26), no Globoplay.

Alexandre Nero como Hermes em Além do Horizonte
Alexandre Nero como Hermes em Além do Horizonte (divulgação/Globo)

Exibida originalmente entre 4 de novembro de 2013 e 2 de maio de 2014, em 155 capítulos, a trama, que tem Alexandre Nero vivendo um dos vilões, marcou a estreia dos escritores Carlos Gregório e Marcos Bernstein como autores principais de novela.

Mas o folhetim que apostou numa história recheada por mistério e suspense na Amazônia foi um verdadeiro tiro no pé e espantou o público da faixa das 19h desde o início, colocando a Globo numa crise até então nunca vista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A trama

Vinicius Redd, Juliana Paiva e Thiago Rodrigues em Além do Horizonte
Vinicius Redd, Juliana Paiva e Thiago Rodrigues em Além do Horizonte (divulgação/Globo)

A novela mostra a saga de três jovens: Lili (Juliana Paiva), Rafa (Vinícius Tardio) e William (Thiago Rodrigues). Eles decidem ir em busca de amigos e parentes que desapareceram misteriosamente e descobrem que precisarão ir muito além do que imaginavam

Leia mais

Os três se aventuram em uma busca no meio da Floresta Amazônica atrás do paradeiro de seus entes queridos desaparecidos. Durante essa jornada, enfrentam grandes aventuras e descobrem que uma entidade secreta, o Grupo, está por trás dos desaparecimentos.

A Comunidade fica situada próxima ao vilarejo de Tapiré, localizado no meio da floresta, que é comandado por Kléber (Marcello Novaes). O local ainda conta com suspense ao ser assombrado por um monstro chamado “a besta”, que é ninguém menos que o próprio Kléber.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fiasco de audiência e surpresa da Globo

Alexandre Borges e Flavia Alessandra em Além do Horizonte
Alexandre Borges e Flavia Alessandra em Além do Horizonte (divulgação/Globo)

Os telespectadores do horário das sete, mais acostumados com histórias mais leves, não compraram o enredo envolto em mistério e suspense. O resultado foi que Além do Horizonte afugentou boa parte do público logo de cara.

O folhetim desabou os índices recebidos da antecessora, Sangue Bom (2013), que registrou média geral de 24,6 pontos. A trama só conseguiu se recuperar a dois meses do fim e fechou com apenas 19,7 pontos de média geral, uma das audiência mais baixas da faixa até então.

Na época, a Globo disparou o sinal de alerta e antecipou o grupo de discussão sobre a novela. A emissora se surpreendeu ao perceber que a história cheia de mistérios não era a grande causadora da rejeição.

De acordo com informações do jornal O Globo, o estudo com o público apontou que o destaque ao elenco jovem não agradou os telespectadores. Com isso, os autores promoveram mudanças, encerraram alguns mistérios e focaram mais em romances e conflitos.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova chance para Além do Horizonte

Além do Horizonte
Carolina Ferraz e Antonio Calloni em Além do Horizonte (Reprodução / Globo)

Mesmo com as mudanças, a novela não escapou de ser um dos maiores fiascos da Globo. Desde então, nunca mais foi reprisada e entrou no Globoplay apenas com o material que já estava disponível no antigo site da emissora.

Agora, no entanto, o público poderá conferir a trama do jeito que foi ao ar. Além do Horizonte ganhou uma nova chance por meio do projeto Originalidade do Globoplay, que resgata obras que já estão na plataforma, mas com a qualidade original como foram exibidas na TV.

A nova versão do folhetim das 19h estará disponível no streaming global a partir do dia 26 de dezembro. O elenco ainda conta com nomes como Antônio Calloni, Flávia Alessandra, Carolina Ferraz, Rodrigo Simas, Guilherme Fontes, Alexandre Borges, Letícia Colin, entre outros.

Whatsapp


Leia também