Dez anos depois de parar o Brasil, autor leva tombo inédito na Globo
10/03/2022 às 7h33
Há 10 anos, João Emanuel Carneiro experimentava o doce gosto de literalmente parar o Brasil. O país parou para acompanhar os momentos decisivos de Avenida Brasil, terceira novela solo do autor, que vinha dos sucessos Da Cor do Pecado, Cobras & Lagartos e A Favorita.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Da mesma forma como Gilberto Braga, que sofreu com a expectativa da emissora e do público após o sucesso de Vale Tudo (1988), patinando nas tramas seguintes, O Dono do Mundo (1991) e Pátria Minha (1994), Carneiro não obteve o mesmo sucesso em A Regra do Jogo (2015) e Segundo Sol (2018).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O autor voltaria ao principal horário da Globo no segundo semestre de 2022, com Olho por Olho, mas a emissora anunciou uma surpreendente decisão nesta quarta (09): a trama migrou para o Globoplay, enquanto Travessia, de Glória Perez, fura a fila e virá logo depois de Pantanal.
Novo patamar
LEIA TAMBÉM:
● 56 anos depois: Globo quebra tabu histórico para definir fila de novelas das sete
● Resumo Roque Santeiro: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
● Resumo Cara e Coroa: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
Evidentemente, a Globo está tratando a novidade como uma inovação, apesar da plataforma já ter produzido uma novela, Verdades Secretas 2, no ano passado.
Mas não deixa de ser um tombo inédito para Carneiro, que foi alçado a um novo patamar dentro da casa após o êxito de Avenida Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até então, autores foram preteridos nas diversas faixas de novelas da emissora, cedendo a vez para tramas de outros colegas ou tendo suas narrativas canceladas.
Para citar exemplos recentes, Maria Adelaide Amaral, por exemplo, viria com A Lei do Amor após A Regra do Jogo, mas a Globo preferiu colocar Velho Chico; Amor de Mãe, de Manuela Dias, seria a sucessora de O Sétimo Guardião, mas o fiasco dessa fez o canal pedir socorro a Walcyr Carrasco, que criou A Dona do Pedaço em prazo recorde.
Novelas populares
De acordo com a colunista Carla Bittencourt, do site Notícias da TV, Olho por Olho perdeu a vez porque não tem apelo popular, sendo vista pelos atuais chefes de entretenimento e dramaturgia da Globo, respectivamente Ricardo Waddington e José Luiz Villamarim, como incapaz de resgatar a audiência perdida no horário nobre.
Resumindo: na expectativa de obter bons números com o remake de Pantanal, a Globo ficou receosa de voltar a derrubar a faixa, como fez Um Lugar ao Sol, com uma trama mais densa. Para isso, chamou dois craques em histórias populares, que virão na sequência: Glória Perez e Walcyr Carrasco.
Para não jogar no lixo o trabalho de João Emanuel Carneiro, Olho por Olho acabou indo parar no Globoplay, sendo anunciada com pompa e circustância. Mas a decisão, por mais sucesso que a trama possa fazer na plataforma, não passa de um prêmio de consolação.