Dyego Terra

Ao escolher uma trama estrangeira para a sua programação, o SBT faz uso de alguns critérios para se certificar de que será uma boa aposta no quesito números de audiência.

Três Vezes Ana - Angelique Boyer
Angelique Boyer em Três Vezes Ana (Reprodução / SBT)

Um deles é analisar o desempenho da trama no exterior, principalmente no México, seu país de origem, e nos Estados Unidos. Outro fator observado é a passagem por toda América Latina… Quase toda história escolhida obteve êxito nesses lugares.

Outra forma de avaliar uma obra é pelo elenco. Se ela possui artistas famosos, principalmente entre os protagonistas, o canal não pensa duas vezes em trazê-la para o Brasil.

E foi exatamente por esse último motivo que a direção do SBT optou por trazer Três Vezes Ana, de 2016, e exibi-la em suas tardes.

[anuncio_1]

Ignorou indícios

Três Vezes Ana - Angelique Boyer e Sebastián Rulli
Angelique Boyer e Sebastián Rulli em Três Vezes Ana (Divulgação / Televisa)

Foi para nadar no hit da atriz Angelique Boyer, que sempre emplacou qualquer trama em que aparecia como principal, que os diretores de programação deram uma chance ao folhetim.

Assim, a estação ignorou completamente o fracasso que a obra colheu por todos os lugares por onde passou, e até mesmo as críticas quanto ao desenvolvimento de seu enredo.

Acontece que a obra resolveu romper com o estilo de novelas tradicionais da Televisa, apostando em uma fotografia menos colorida e em uma história mais pesada com cenas violentas e eróticas.

Reprovada

Três Vezes Ana - Angelique Boyer
Angelique Boyer em Três Vezes Ana (Reprodução / SBT)

Entre os mexicanos tais rupturas foram reprovadas. Nem mesmo os americanos, acostumados a uma estética mais realista, aprovaram a novela.

A vilã Ana Letícia (Angelique Boyer) foi altamente criticada por sua sensualidade que beirava o vulgar. Também haviam bastantes homens descamisados e desfilando de cuecas na telenovela.

E a tentativa de instaurar um novo modelo de narrativa sem se prender a um tempo linear, indo e voltando com frequência do passado ao presente, também se mostrou malsucedida.

Tanto que a estratégia que ocorria diversas vezes em um mesmo capítulo foi sendo abandonada do meio para o final.

[anuncio_3]

Mil vezes fracasso

Programa Silvio Santos
Silvio Santos no Programa Silvio Santos (Reprodução / SBT)

E não deu outra. Três Vezes Ana se confirmou como um grande fracasso também no Brasil, derrubando os índices do bloco Novelas da Tarde.

E a queda se deu justamente no maior período de crise de audiência da televisão de Silvio Santos, que geralmente contava com as tramas mexicanas para subir os números e entregar melhor para a sua faixa nobre, que hoje não passa dos três pontos – mesmo índice do folhetim.

Curiosamente, nem a versão original da mesma história foi bem por aqui, em sua exibição em 2005.

Laços de Amor, protagonizada por Lucero, foi a responsável naquela época pela forte queda nos índices da faixa das 14h15, que nadava de braçadas com as tramas anteriores.

Era mais um indício que o SBT não quis ver, apostando unicamente na fama de Angelique em terras brasileiras e dando ouvidos a milhares de pedidos que o melodrama recebia pelos fãs da atriz nas redes sociais.

O refúgio de um drama clássico

Um Refúgio para o Amor - Gabriel Soto e Zuria Vega
Zuria Vega (Luciana) e Gabriel Soto (Rodrigo) em Um Refúgio para o Amor (Divulgação / Televisa)

Para reverter a queda, a rede resolveu apostar as fichas em Um Refúgio Para o Amor, que vai totalmente contra a atual. A novela que chegou para ocupar a vaga de Três Vezes Ana mostra ser uma produção simples, de narrativa romântica e dramática.

Todos os elementos de sucesso estão ali: mocinha forte, pobre e batalhadora com o típico clichê da espera por um príncipe encantado, receita de sucesso em uma trama mexicana.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor