André Santana

A campanha de lançamento de Travessia veiculada pela Globo antes da estreia da novela teve erros primários. As chamadas pouco revelavam a história de Gloria Perez, mostrando apenas poucas cenas. Sobre Brisa (Lucy Alves), a protagonista, só se sabia que ela seria linchada em praça pública por conta de uma fake news. Por isso, parte do público não entendeu que ela era a mocinha do enredo.

Para piorar, a emissora deu espaço demais à estreia de Jade Picon como atriz de novelas. Acreditando no potencial de engajamento da ex-BBB, a direção da Globo entregou à Jade um dos papéis principais do folhetim e fez uma grande promoção em cima disso.

Antes de Travessia estrear, a imprensa especializada só falava em Jade Picon, como se a novela fosse sobre ela. O próprio bastidor da novela tentou surfar nesta onda, quando Gloria Perez e o diretor Mauro Mendonça Filho vieram à público rasgar elogios ao trabalho da jovem. Até mesmo atores que contracenam com ela, como Humberto Martins e Chay Suede, deram declarações elogiando a moça.

Problema

Isso criou um problema para Travessia. A campanha de lançamento da novela falhou miseravelmente por não conseguir envolver o público. Não havia uma expectativa sobre a história de Travessia. A única expectativa era conferir o desempenho de Jade Picon.

Deu no que deu. Duas semanas depois da estreia, a Globo se vê na obrigação de ter que deixar mais claro para o público que a mocinha de Travessia é Brisa, e não a Chiara de Jade Picon. De acordo com o portal Notícias da TV, a emissora reeditou os capítulos desta semana para dar mais destaque à personagem de Lucy Alves.

Até então, a história envolvendo Ari (Chay Suede) e Chiara teve muito mais espaço que os apuros de Brisa. Agora, a ideia é focar no triângulo amoroso envolvendo a heroína, Oto (Romulo Estrela) e Ari.

Audiência

Um Lugar ao Sol - Andréia Horta, Cauã Reymond e Juan Paiva

As duas primeiras semanas de Travessia fizeram a Globo reviver o pesadelo de Um Lugar ao Sol (2021). A novela de Gloria Perez vinha registrando números semelhantes aos alcançados pela história de Lícia Manzo, que foi a novela das nove menos vista da história.

Com os ajustes da terceira semana, Travessia experimentou uma ligeira subida. Na segunda (24) e na terça (25), a trama registrou 25 pontos no Kantar Ibope, voltando ao patamar da estreia.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor