Problemas pessoais arrancaram atriz de Mulheres Apaixonadas da TV
07/06/2023 às 17h05
A reprise de Mulheres Apaixonadas (2003) em Vale a Pena Ver de Novo dá ao público a possibilidade de rever o trabalho de Maria Padilha, que interpreta Hilda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nascida em 8 de maio de 1960, a carioca Maria Padilha já soma mais de 40 anos de carreira, colecionando em seu vasto currículo dezenas de peças de teatros, filmes e 24 atuações na Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela começou estudando no Teatro Tablado, ao lado de Louise Cardoso, já encarando a direção de Wolf Maya.
Em 1978, começou a estudar na Escola de Desenho Industrial da UERJ, o que durou apenas um ano. Tornou-se grande amiga e parceira de Miguel Falabella e, já em 1979, com direção de Marília Pêra, ambos emplacaram o espetáculo A Menina e o Vento e, em paralelo, O Despertar da Primavera, que lhe rendeu a final do Prêmio Mambembe, como atriz revelação.
LEIA TAMBÉM:
● Saiba o que aconteceu com Elena Toledo, a Pepa de Cabocla
● Promessa da Globo trocou as novelas pelos tribunais: “Não me arrependi”
● Família fez promessa da Globo largar carreira: “Tenho saudade de atuar”
Estreia na televisão
No final do mesmo ano, ela foi convidada por Gilberto Braga para atuar em Água Viva, na Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A década de 1980 foi marcada por diversas peças, nas quais atuou, dirigiu e produziu dezenas de espetáculos. Maria esteve em Bandidos da Falange, Eu Prometo, Marquesa de Santos e Olho por Olho.
Em 1990, participou de Mico Preto (ao lado dos amigos Falabella e Louise), trama que se envolveu em uma polêmica ambientalista devido ao mico-leão-dourado que participava da abertura.
Em O Dono do Mundo (1991), a atriz foi a ambiciosa Karen. Com o corpo sempre em forma, a atriz foi capa da Playboy em 1994.
Ainda, trabalhos em Decadência, Cara & Coroa, Colégio Brasil, Anjo Mau (foto acima), Labirinto e Malhação.
Suceso em O Cravo e a Rosa
Entre 2000 e 2001, a artista esteve em O Cravo e a Rosa, na pele da fogosa Dinorá, contracenando com Ney Latorraca e Murilo Rosa.
Maria Padilha também fez parte do elenco do sucesso de Manoel Carlos, Mulheres Apaixonadas (2003), como Hilda, irmã da protagonista, Helena (Christiane Torloni). Durante a trama, a personagem enfrentou um câncer de mama.
Dando vida à Diva Celeste, em 2012, estrelou Lado a Lado, novela vencedora do Emmy Internacional.
Por onde anda Maria Padilha, a Hilda de Mulheres Apaixonadas?
Em meio às gravações de Lado a Lado, depois de um longo processo, Maria Padilha adotou o pequeno Manoel. Terminadas as gravações, além de se dedicar à maternidade, a atriz enfrentou a doença da irmã e acabou se afastando da televisão por conta desse e de outros problemas pessoais.
Seu último trabalho em novelas foi em 2015, quando, a convite de João Emanuel Carneiro, atuou em A Regra do Jogo, novela das nove da Globo, interpretando Claudine.
“Logo que acabei Mulheres Apaixonadas [2003], minha irmã ficou muito doente. Isso me abalou, e depois comecei a ter o processo de ter um filho, que eu ia adotar. Eu tinha medo de chegar o filho e eu estar numa novela, enlouquecida. Achava que era rapidinho, que era só fazer os papéis e logo chegaria o bebê. Então, muitos convites eu não pude aceitar, primeiro pela questão da minha irmã, depois do filho”, declarou ao site Notícias da TV em 2019.
“Os convites começaram a rarear, acho que por causa da minha não presença [na TV]. Quando a gente não está presente, as pessoas não lembram. Mas vamos ver se isso muda. Adoro fazer televisão, acho muito importante para o Brasil a teledramaturgia. Gosto de fazer, gosto dos diretores, do elenco. Torço pra que as coisas mudem um pouco e eu volte”, completou.
A atriz continuou se dedicando ao teatro, dá aulas de interpretação, gravou o Ubook da peça Salto Alto, de Luis Erlanger, e, durante o isolamento imposto pela pandemia de Covid-19, participou de lives nas redes sociais.
Atualmente com 63 anos, a atriz namora Breno de Souza. Juntos desde 2015, moram juntos no apartamento dela na Zona Sul do Rio de Janeiro. O casal leva uma vida discreta.
No momento, Maria grava a série Justiça 2, para o Globoplay.