Desperdício: perdida, personagem de Travessia nunca saiu do lugar
14/03/2023 às 16h30
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Leonor, personagem de Vanessa Giácomo em Travessia, teve uma sequência de impacto logo no início da trama das nove da Globo. Ao descobrir que Guida (Alessandra Negrini) estava prestes a subir ao altar com Moretti (Rodrigo Lombardi), seu ex-namorado, a jovem tratou de tocar fogo no vestido de noiva da irmã.
Mas, depois disso, nada mais interessante aconteceu com Leonor. A personagem, que parecia promissora nos primeiros capítulos da trama, ficou perdida em meio às mudanças impressas pela autora Gloria Perez. Com isso, até agora, Leonor não disse a que veio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rivalidade entre irmãs
No início de Travessia, Leonor estava inserida numa narrativa de impacto. A jovem foi apresentada como uma mulher livre, independente e de bastante proximidade com Guida. No entanto, ao descobrir que a irmã ia se casar com o seu ex, as diferenças entre elas vieram à tona.
O vestido queimado foi apenas o começo de uma rivalidade entre irmãs de alta voltagem. No entanto, esta trama não funcionou junto ao público, já que reforçava a velha história de duas mulheres digladiando por conta de um homem. Havia uma tentativa de mostrar que o casamento de Guida, na verdade, era apenas um gatilho para conflitos mais complexos entre elas. Isso foi logo abandonado.
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
Leonor e Guida até brigaram bastante nas primeiras semanas de Travessia, mas a história que as envolvia mais aborreceu do que empolgou. Depois disso, Guida tomou outro rumo ao se transformar na “nova” Débora (Grazi Massafera) e reacender a rivalidade entre Moretti e Guerra (Humberto Martins). Já Leonor foi jogada para escanteio.
Em busca de um homem
Por capítulos a fio, Leonor só aparecia praticando corrida e reclamando que não tinha um homem. A personagem, que havia demonstrado ter um temperamento complexo no início, foi reduzida a “caça-maridos”. Com isso, tornou-se uma das mais chatas da novela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gloria Perez ensaiou lhe dar uma nova função ao juntá-la com Caíque (Thiago Fragoso), algo que não estava previsto inicialmente. Com isso, Leonor foi inserida no enredo que abordava a assexualidade, o que poderia render conflitos interessantes. Afinal, como uma mulher sexualmente ativa como Leonor se comportaria ao se apaixonar por um homem que não se interessa por sexo?
Porém, mais uma vez, a história de Leonor foi esvaziada. O relacionamento com Caíque não rendeu grandes momentos e a trama sobre assexualidade, embora cheia de boas intenções, também não funcionou.
Uma nova história
Travessia está se encaminhando para a reta final. E Leonor, até agora, não encontrou uma história para chamar de sua. A personagem de Vanessa Giácomo, que foi apresentada como uma das principais da novela, simplesmente não aconteceu.
Se Leonor não encontrou uma história própria em todos esses meses de Travessia, não será agora, na reta final, que isso acontecerá.
Vanessa Giácomo, boa atriz que é, terá que se contentar em ser mera “orelha” de Guida, Caíque, Rudá (Guilherme Cabral), tia Cotinha (Ana Lucia Torre, aliás, também muito mal aproveitada)… Um desperdício.