Despedida de ator de A Viagem foi marcada por tumulto e pancadaria

Whatsapp

José Irving Santana São Paulo nasceu em Feira de Santana (BA) em 26 de outubro de 1964. A veia artística vinha de família: era filho do cineasta Olney São Paulo e irmão do também ator Ilya São Paulo.

Estreou na televisão em 1982, aos 18 anos, como o Rafael de Final Feliz. Depois, esteve em Champagne (1983).

Após alguns anos afastado do veículo, engatou diversas produções em sequência: Bebê a Bordo (1988), Vida Nova (1988), O Sexo dos Anjos (1989), A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990) e Perigosas Peruas (1992).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Destaque em Mulheres de Areia e A Viagem

Seus papeis de maior destaque vieram em seguida: em 1993, foi o Zé Luiz do remake de Mulheres de Areia; em 1994, viveu Zeca na nova versão de A Viagem, recentemente exibida pelo canal Viva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois disso, diminuiu sensivelmente sua presença na telinha, fazendo apenas pequenas participações em Por Amor (1997), Torre de Babel (1998), Estrela-Guia (2001), A Padroeira (2001) e Sabor da Paixão (2002), sua última novela.

Irving São Paulo

Também esteve nas minisséries Ilha das Bruxas (1991), A Muralha (2000) e Um Só Coração (2004), que encerrou sua carreira no vídeo.

Ainda esteve em outros programas, como Caso Verdade e Você Decide, e fez alguns filmes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Doença e morte

Irving São Paulo

Irving foi internado em 31 de julho no Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro (RJ), com pancreatite. Na época, de acordo com a assessoria do local, ele já chegou em estado grave. Chegou a ser submetido a cirurgias, mas não resistiu devido ao quadro hemorrágico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele morreu em 10 de agosto de 2006, com apenas 41 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos e insuficiência respiratória.

O velório e o enterro do ator foram marcados por algumas confusões, incluindo tumulto e pancadaria. Numa delas, equipes de jornalistas foram agredidas, além de equipamentos quebrados.

Dira Paes e Ilya São Paulo

“Vocês são sanguessugas, uns vermes”, gritou Ilya São Paulo (foto acima), irmão do ator e que também trabalha na área.

“A família está magoada, até porque o Irving teve poucas oportunidades na carreira de uns tempos para cá”, disse o ator Romeu Evaristo, amigo da família, explicando o motivo da discórdia.

O ator deixou dois filhos, Johnann Irving e Luiz Henrique.



Leia também