Pantanal teve o seu desfecho transmitido pela Globo na última sexta-feira (7). Para dar conta de todos os acontecimentos relativos à saga, o derradeiro capítulo somou duas horas de duração. Ainda assim, cenas importantes não foram ao ar…

Pantanal - Marcos Palmeira

Um grande acontecimento ficou de fora, causando estranheza no público. A sequência em que José Leôncio (Marcos Palmeira) é encontrado morto pela família acabou cortada, privando quem assistia deste momento de forte emoção.

Cena deletada

Pantanal - Morte de José Leôncio

Conforme divulgado através do Gshow, inclusive com imagens, o fazendeiro sentou-se no sofá para ver a foto que Jove (Jesuíta Barbosa) tirou do Velho do Rio (Osmar Prado). Neste momento, ele conseguiu visualizar o pai entre a paisagem.

Emocionado, Zé Leôncio sorriu e, em seguida, sofreu um infarto. Tais sequências foram ao ar. O corte veio em seguida: Filó (Dira Paes) apareceria, sacudindo o amado à espera de um sinal de vida.

Diante dos gritos delas, outros personagens surgiriam: os filhos Jove, Tadeu (José Loreto) e José Lucas (Irandhir Santos), as noras Juma (Alanis Guillen), Zefa (Paula Barbosa) e Irma (Camila Morgado), além dos peões e de Mariana (Selma Egrei).

Expectativa e frustração

Pantanal - Marcos Palmeira, Theo Luperi e Lia Luperi

Com o corte, vimos José Leôncio encontrando o pai, Joventino. Após ele assumir o posto de Velho do Rio, Pantanal voltou-se para as sequências do cortejo fúnebre, com Filó carregando o chapéu do marido em direção ao rio, onde ele foi homenageado pelos filhos com toques de berrante.

Acontece que o Gshow havia divulgado imagens das cenas cortadas, causando expectativa no público – que acompanhou o mesmo desfecho no original da Manchete, de 1990. Nas redes sociais, os espectadores reagiram aos cortes.

Houve quem associasse a exclusão da cena a um erro de continuidade: Jove aparecia com camisas de cores diferentes no mesmo momento, buscando acudir o pai já morto. A Globo não esclareceu se houve um deslize, de fato, ou se as imagens correspondiam ao ensaio e às gravações.

Vapt-vupt

Pantanal - Cacá Amaral, Dira Paes e Marcos Palmeira

O último capítulo de Pantanal trouxe momentos importantes, como a disputa pela sela de prata, a descoberta de Tadeu sobre sua origem, o casamento de Filó e Zé Leôncio e a morte deste. Tudo “aos 45 do segundo tempo”, numa novela que, em diversos momentos, padeceu com capítulos sem acontecimentos.

O matrimônio, aliás, foi triplo. Irma e José Lucas e Zefa e Tadeu também se uniram perante o padre; bastante tempo foi gasto com a marcha dos noivos até o altar, mas a cerimônia foi concluída com um rapidíssimo “eu vos declaro marido e mulher”. Tadeu, totalmente arredio ao casamento, foi convencido rapidamente, sem tempo para solucionar o conflito a contento.

Na web, o público também lamentou o pouco destaque dado a Jove e Juma. É bem verdade que a história dos dois já estava fechada há tempos – basicamente, desde quando ela deu à luz para Maria. O casal, que marcou a trama, serviu apenas como figuração nos momentos finais.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor