Grande aposta do SBT para elevar a audiência do horário nobre, A Caverna Encantada decepcionou. Em sua primeira semana, o novo folhetim infantil de Íris Abravanel se mostrou um fiasco ainda maior que A Infância de Romeu e Julieta, que também não emplacou.

Mel Summers em A Caverna Encantada
Mel Summers em A Caverna Encantada

Com o fracasso, bateu o desespero no SBT. A partir de segunda-feira (5), a trama será exibida em dois horários, numa louca tentativa do canal de salvar sua mais nova produção do fiasco total.

Assim, o SBT volta ao passado. Nos áureos tempos, Silvio Santos também adotava como estratégia exibir novelas em dois horários, além de promover reprises precoces dos primeiros capítulos das produções para buscar mais público.

Tal pai, tal filha

Daniela Beyruti, filha de Silvio Santos e atual CEO do SBT, mostrou que aprendeu bem as táticas de guerrilha mais famosas do pai. Com uma semana no ar, A Caverna Encantada já será alvo de uma tentativa desesperada da emissora para estancar o fiasco.

Como a novela não passou dos 4 pontos no Ibope em seus primeiros capítulos, o SBT anunciou um segundo horário da trama infantil. A partir desta segunda-feira (5), a emissora reexibe os primeiros capítulos de A Caverna Encantada na faixa das 18h30. Na faixa das 20h45, seguem os capítulos inéditos.

Assim, a novela ganha um segundo horário de exibição, que será optativo para afiliadas do SBT. Na cabeça de rede, a trama tomará parte do Tá na Hora, que ficará restrito à sua edição nacional, das 17h30 às 18h30.

Estratégia antiga

Patrícia Abravanel e Daniela Beyruti, filhas de Silvio Santos
Patrícia Abravanel e Daniela Beyruti (Reprodução / Web)

Com a manobra, Daniela Beyruti resgata duas estratégias antigas dos tempos em que Silvio Santos mandava e desmandava no SBT. Nos anos 1980 e 1990, era comum a emissora reprisar os primeiros capítulos de uma nova novela em horários alternativos, como as tardes de sábado.

Além disso, novelas como Éramos Seis (1994) contavam com duas faixas de exibição. Nesta fase, capítulos inéditos das novelas do SBT eram exibidos assim que a novela das sete da Globo chegava ao fim. Mais tarde, quando a Globo encerrava a novela das oito, o SBT reapresentava o capítulo do dia.

Inicialmente, a estratégia era uma maneira de Silvio Santos testar qual seria o horário ideal para exibir Éramos Seis. Mas, como os dois horários registraram índices satisfatórios, os dois horários foram mantidos. As novelas que vieram a seguir, como As Pupilas do Senhor Reitor (1994) e Sangue do Meu Sangue (1995), também foram exibidas assim.

Ou seja, está claro que a nova faixa de exibição de A Caverna Encantada é nada mais que um teste para saber se a trama seria mais bem aceita no novo horário.

Tragédia anunciada

A manobra desesperada do SBT para salvar A Caverna Encantada poderia ter sido evitada. Afinal, não era difícil prever que problemas na programação seriam agravados com o lançamento. A queda constante da audiência das novelas infantis mostram que a fórmula está desgastada.

Além disso, ao encaixar uma reprise da novela na faixa das 18h30, o SBT admite que errou ao tirar as novelas mexicanas do horário para encaixar o Tá na Hora. Neste horário, tramas como Minha Fortuna é Te Amar registravam excelentes índices de audiência, que foram perdidos com a mudança na grade.

Sabendo do potencial do horário para novelas, o SBT agora vai tentar emplacar sua trama infantil na faixa. Mas será que agora já não é tarde demais para retomar o tradicional horário de novelas? O SBT está com um problemão nas mãos.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor