O mercado de mídia tem passado por uma grave crise econômica. Com o grupo Jovem Pan, não é diferente. A empresa de rádio e televisão também viu seu faturamento cair diante da queda de anunciantes. Além disso, o canal ainda viu clientes pularem do barco por conta das polêmicas da Jovem Pan News, e também perdeu verba do governo federal.

Jovem Pan
Jovem Pan (Reprodução / Web)

Como se não bastasse, o canal do YouTube da JP, que já foi uma de suas maiores fontes de renda, foi desmonetizado, o que agravou ainda mais o cenário. Assim, para driblar a crise, o canal Jovem Pan Bauru tratou de recorrer a uma solução, no mínimo, inusitada: pedir pix aos espectadores!

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Pedido de doações

Jovem Pan Bauru
Jovem Pan News Bauru (Reprodução YouTube)

Durante a transmissão ao vivo da programação da Jovem Pan News Bauru pelo YouTube, o canal deixa fixo no lado esquerdo inferior uma arte em vermelho solicitando doações dos espectadores.

Na arte, é possível ler: “Fomos desmonetizados! Ajude o canal Jovem Pan News Bauru”. A mensagem é seguida de um código QR e um CNPJ que funciona como chave pix.

Em novembro do ano passado, o YouTube desmonetizou todos os canais da Jovem Pan. Na época, a plataforma informou que a medida se deu por conta do conteúdo do programa Os Pingos nos Is, o mais visualizado do canal.

“O canal Os Pingos nos Is incorreu em repetidas violações das nossas políticas contra desinformação em eleições e nossas diretrizes de conteúdo adequado para publicidade, incluindo as relacionadas a questões polêmicas e eventos sensíveis, atos perigosos ou nocivos, além de outras políticas de monetização. Desta forma, suspendemos a monetização do respectivo canal e dos outros que integram a rede Jovem Pan no YouTube, de acordo com nossas regras”, escreveu a empresa, em nota enviada ao site G1.

Denúncias

A crise da Jovem Pan junto aos anunciantes começou depois que a emissora passou a ser alvo de denúncias de que estaria disseminando notícias falsas. A Jovem Pan News acabou se tornando alvo da campanha Desmonetiza Jovem Pan, que foi criada pela Sleeping Giants Brasil, uma organização de ativistas digitais.

A campanha passou a pressionar os anunciantes do canal, expondo que eles estariam financiando uma emissora que propaga fake news e, consequentemente, seria uma ameaça à democracia.

A movimentação surtiu efeito e vários clientes da Jovem Pan pularam do barco. Além disso, o canal passou a ser alvo de investigação do Ministério Público, acusado de ter incentivado os atos de 8 de janeiro, o que também arranhou sua imagem junto aos anunciantes.

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Publicidade oficial

Tutinha, da Jovem Pan
Tutinha (Reprodução / Web)

Nos últimos anos, a Jovem Pan de Tutinha se consolidou como uma empresa de comunicação cuja linha editorial estava alinhada à direita. Seus comentaristas, em sua maioria, eram apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nesta fase, a emissora firmou bons acordos para a veiculação de publicidade do governo, arrecadando cerca de R$ 18,8 milhões entre 2019 e 2022, de acordo com dados oficiais da Secom (Secretaria de Comunicação Social). Foi a 12ª empresa com mais verbas de publicidade federal nos últimos quatro anos.

No entanto, em 2023, já sob o governo Lula (PT), apenas uma rádio da JP, afiliada de Manaus, apareceu no sistema de divulgação de verba federal deste ano. Foi pago R$ 2.413 para a veiculação de campanha de combate à tuberculose. À Folha de S. Paulo, a Secom informou que a definição da verba publicitária do governo segue critérios técnicos, como “audiência, segmento, cobertura etc”.

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André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor