Os atores veteranos sempre reclamaram da falta de oportunidade na TV. Normalmente, as novelas contam com poucos personagens com mais de 60 anos e, com isso, alguns grandes nomes acabam ficando sem muito espaço na teledramaturgia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, se isso já era um problema, os medalhões agora têm mais com o que se preocupar: o fim dos contratos de longo prazo oferecidos pela Globo. Se mesmo com vínculo contratual nem sempre haviam papéis para eles, o que acontece agora? Como a emissora só segura quem tem um trabalho à vista, atores que são pouco requisitados temem ficar sem emprego de vez.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde que passou a encerrar contratos longos, a emissora global já dispensou nomes como Nívea Maria, Gloria Menezes, Osmar Prado (foto acima), Marieta Severo e Stênio Garcia. Agora, para voltarem a ter um salário no canal, eles precisam ser escalados para alguma produção. O que é complicado, pois, como já foi dito, há poucos papéis para esta faixa etária.
Temor
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Com isso, a nova realidade gera temor nos artistas que ainda têm contrato mas não estão escalados para voltar ao ar. A atriz Rosamaria Murtinho, aos 90 anos, revelou que teme ficar desempregada nesta altura de sua vida.
“Está difícil. Eles não estão escalando. Eu ainda sou contratada da TV Globo e espero renovar meu contrato porque é dureza perder o emprego com 90 anos. O Mauro [Mendonça, marido da atriz] com 91 perder o dele também é dureza. É difícil ficar velho. Para os diretores escalarem precisa os autores escreverem. Até escrevem, há esses papéis em Travessia, Walcyr Carrasco sempre escreve… Mas há poucos”, confessou a atriz à revista Quem.
Atualmente, Rosamaria pode ser vista como Margot na edição especial de Chocolate com Pimenta (2003). Sua mais recente novela foi A Dona do Pedaço (2019), na qual viveu a aposentada Linda.
Reclamação de Stênio Garcia
Stênio Garcia foi um dos primeiros veteranos a não ter o contrato renovado com a Globo. Em 2020, a emissora anunciou que não manteria mais exclusividade sobre o ator, o que o deixou arrasado.
Na época, Stênio atribuiu sua demissão à rivalidade com Silvio de Abreu, então diretor de teledramaturgia da Globo. O ator acreditava que era o diretor quem barrava sua escalação nas novelas da emissora e, como ficou muito tempo sem trabalhar, acabou dispensado.
No entanto, por mais que o ator tivesse suas rusgas com Silvio de Abreu, fato é que sua dispensa apenas atendeu à nova política de contratos por obra da emissora. Até havia a expectativa de que Stênio voltasse ao ar em Travessia, por conta de sua amizade com Gloria Perez, mas isso não aconteceu.