André Santana

A situação de Rodrigo Faro na Record vai de mal a pior. O apresentador perdeu audiência e prestígio nos últimos anos, e só conseguiu se manter na emissora após uma tensa negociação de renovação do contrato. Apesar disso, seu programa Hora do Faro nunca esteve num momento tão ruim, o que coloca seu futuro no canal em xeque.

Hora do Faro - Rodrigo Faro
Rodrigo Faro (Reprodução / Record)

Num momento de forte crise, com vários profissionais sendo mandados embora, Faro acaba por se tornar um problema para a emissora. Sendo assim, a direção da Record, desde já, precisa considerar um bom substituto para o apresentador.

Leia também: Após perder tudo, astro chegou a morar de favor: “Errei muito na vida”

[anuncio_1]

Crise

Janine Borba
A jornalista Janine Borba (Reprodução / Record)

A crise no mercado de mídia, que tem obrigado as emissoras a fechar a torneira e economizar, chegou à Record. Nos últimos dias, o canal dispensou grandes nomes, sobretudo no jornalismo. Grifes, como Janine Borba e Sylvestre Serrano, são algumas das recentes demissões.

Com tamanha crise, é impossível não pensar na atual situação de Rodrigo Faro. O apresentador, que teve seu contrato renovado recentemente com uma redução salarial, tem vivido o pior momento de sua carreira na emissora com o Hora do Faro. A atração segue em queda livre no Ibope e já nem faz cócegas em Eliana, do SBT, sua principal concorrente.

Além disso, de acordo com o portal Notícias da TV, Faro também já não repete o sucesso comercial de outrora. Seu programa, que já teve filas de anunciantes, conta atualmente com poucas ações de merchandising.

Ou seja, com audiência e faturamento em baixa, não seria estranho se o Hora do Faro também entrasse na mira da emissora. Afinal, o salário do apresentador ainda é alto e, neste momento de cortes, uma redução destas poderia ser significativa. Porém, sem Faro aos domingos, a Record teria um rombo na grade, o que também seria um problema.

Solução caseira

Reinaldo Gottino no Balanço Geral SP, da Record
Reinaldo Gottino no Balanço Geral SP, da Record (reprodução/Record)

No início do ano, circulou a notícia de que Faustão estaria na mira da Record. O próprio apresentador chegou a confirmar que conversou com o canal, mas que optou por ficar na Band – de onde ele saiu recentemente. Ou seja, ficou claro que a Record buscava um nome de forte apelo comercial para seus domingos.

Porém, na atual circunstância, apostar em Faustão poderia ser um tiro no pé. Afinal, o apresentador não conseguiu nem se segurar na Band. Quem garante que na Record seria diferente, ainda mais neste contexto de crise do mercado publicitário?

Sendo assim, a melhor opção para a Record, neste momento, seria uma solução caseira. E a emissora até tem um nome em seus quadros que poderia funcionar aos domingos: o jornalista Reinaldo Gottino.

Carismático, Gottino atinge ótimos números no comando do Balanço Geral, programa que voltou a incomodar a Globo. A maneira como ele toca o noticioso o coloca como um bom comunicador, que poderia funcionar num programa de entretenimento dominical.

[anuncio_3]

Mas…

Reinaldo Gottino, Fabíola Reipert e Renato Lombardi no Balanço Geral
Reinaldo Gottino, Fabíola Reipert e Renato Lombardi no Balanço Geral (divulgação/Record)

Porém, há um impeditivo para que Gottino faça essa transição do jornalismo para o entretenimento: seu sucesso à frente do Balanço Geral. O apresentador consegue alcançar bons números na hora do almoço, que fazem a diferença na média-dia da Record.

Se ele assumisse um semanal, fatalmente teria que abrir mão do BG. Com isso, a Record teria um problema, já que o canal não tem um substituto imediato para Gottino na atração. Vale lembrar que a emissora penou na época em que Gottino se transferiu para a CNN Brasil, enfrentando uma queda de audiência no jornalístico. Tanto que acabou trazendo Gottino de volta.

Mas Gottino é um exemplo de opção possível e viável, caso a emissora busque soluções mais simples e baratas para estancar a crise atual. Em tempos de vacas magras, é importante saber buscar alternativas.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor