André Santana

Próximo cartaz das nove da Globo, Travessia já conta com uma ampla divulgação na emissora. A novela de Gloria Perez, que estreia em 10 de outubro, começou a ser lançada já com um grande trailer, que revela todos os detalhes da trama principal, e também começa a pautar os programas do canal. Enquanto isso, Todas a Flores, que também deve estrear em outubro no Globoplay, não tem o mesmo espaço na programação do canal.

Um Lugar ao Sol

A estratégia da Globo com relação à Travessia é a mesma que foi adotada em Pantanal. O remake da obra de Benedito Ruy Barbosa foi a grande aposta da emissora para recuperar parte do público perdido durante a pandemia e, por isso, caprichou na divulgação. No Fantástico, por exemplo, Pantanal foi assunto meses antes da estreia, o que serviu para criar grande expectativa.

Com a novela no ar, a divulgação seguiu ostensiva. Pantanal passou a pautar todos os programas de entretenimento da Globo, que explorou o folhetim rural até a última gota. A estratégia funcionou, já que Pantanal elevou a audiência da faixa das nove da Globo.

Um Lugar ao Sol jogada para escanteio

Todo o esforço que a Globo fez com Pantanal foi negada a Um Lugar ao Sol, primeira novela das nove inédita após o período crítico da pandemia da covid-19. A trama de Lícia Manzo nem ao menos tinha estreado quando a Globo já falava de Pantanal em seus programas.

A campanha de lançamento da trama também não foi das melhores. Um Lugar ao Sol não teve o mesmo espaço de Pantanal nos programas da emissora, e até mesmo as chamadas de estreia deixaram a desejar. As campanhas mal explicavam a trama e os personagens do folhetim.

A péssima campanha de lançamento de Um Lugar ao Sol pode ter contribuído para a falta de interesse do público na história de Christian (Cauã Reymond) e Renato (Cauã Reymond). E olha que trama de gêmeos costuma instigar a audiência. Mas não foi o que aconteceu. Com o perdão do trocadilho, Um Lugar ao Sol não teve seu lugar ao sol.

Streaming

Todas as Flores

Todas as Flores é uma novela para o streaming, é verdade. Mas cabe à TV Globo valorizar o seu produto, até para que ele sirva como chamariz para novos anunciantes. Afinal, trata-se de uma novela de João Emanuel Carneiro, um autor que, se teve suas derrapadas nos últimos trabalhos, ainda é muito festejado pelos noveleiros.

O novo folhetim parece ter vários trunfos que podem despertar a atenção do público. O criador de Flora (Patrícia Pillar) e Carminha (Adriana Esteves) agora atacará com outra megera terrível, a Zoé. Esta será vivida por Regina Casé, num papel totalmente diferente de tudo o que ela já fez na TV. Só isso já é boa isca e tanto para fisgar o público.

Travessia merece uma divulgação digna, sem dúvidas. Mas Todas as Flores também. Já está na hora da Globo começar a falar mais da trama, que parece ter bastante potencial.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor