O McDonald’s chegou ao Brasil em 1979, com uma loja em Copacabana, no Rio de Janeiro. Dois anos depois, foi inaugurada a primeira loja na capital paulista.

Com essa concorrência pesada, algumas redes de lanchonetes não sobreviveram e acabaram fechando as portas no Brasil. Mesmo assim, deixaram saudade em muita gente.

Relembre quatro exemplos na lista abaixo:

Jack in the Box

Lanchonete Jack in the Box nos anos 70
Lanchonete Jack in the Box nos anos 70

Rede de lanchonetes que existe até hoje em algumas regiões dos Estados Unidos, como a Califórnia, o Jack in the Box desembarcou no Brasil no início dos anos 1970, tendo sete unidades na capital paulista.

Até hoje, muita gente se lembra com saudade de lojas localizadas em pontos como a Brigadeiro Luís Antônio e a Praça Panamericana.

De acordo com o blog São Paulo para Curiosos, de Marcelo Duarte, a rede teve donos como a Purina e a Drogaria São Paulo no Brasil, mas acabou vendendo as unidades para o Bobs em 1988.

Well’s

Loja do Well's em São Paulo
Loja do Well’s em São Paulo

Um forte concorrente do Jack in the Box durante sua passagem pela capital paulista foi o Wells, que pertencia ao Grupo Pão de Açúcar.

A lanchonete teve unidades em diversas cidades do Brasil, mas acabou fechando as portas.

Arby’s

Loja do Arby's nos EUA
Loja do Arby’s nos EUA

Com mais de 3 mil lojas nos Estados Unidos, a rede Arby’s se destaca por seus lanches feitos com rosbife.

No entanto, a passagem da lanchonete pelo Brasil, na década de 1990, não foi feliz. As lojas foram fechadas em 1999.

Wendy’s

Wendy's
Wendy’s

Outra rede que é muito forte nos Estados Unidos, a Wendy’s desembarcou no Brasil em 2016, com investimento de R$ 10 milhões, chegando a ter cinco lojas na capital paulista.

Depois do alarde inicial, o negócio não decolou. A empreitada terminou em 2019, quando todas as lojas foram fechadas e até os móveis e utensílios das unidades foram vendidos. Nos EUA, a rede segue firme e forte.

“Tomamos a difícil decisão comercial de fechar os restaurantes Wendy’s no Brasil. O Brasil continua sendo um mercado potencial de crescimento para nós, e estamos comprometidos em aumentar a marca da maneira certa nessa região no futuro”, informou nota da holding Infinity Services, que comandava o empreendimento.

Compartilhar.

Thais Milena é uma jornalista formada apaixonada pela história da televisão brasileira e pelo universo dos famosos. Com conhecimento e entusiasmo, se dedica a compartilhar informações, curiosidades e análises sobre os bastidores da televisão, os programas icônicos e os artistas renomados do Brasil. Através do trabalho, busca entreter e informar seus leitores, levando-os a uma viagem pelos momentos marcantes e pelas personalidades que influenciaram a cultura televisiva do país.