Depois de Vai na Fé, Terra e Paixão investe em romance entre mulheres

Renata Gaspar como Mara em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)

Renata Gaspar como Mara em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)

Em Vai na Fé, o relacionamento entre Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) ganhou a torcida do público, que quer ver a virada da esposa de Theo (Emilio Dantas), mergulhada num casamento tóxico. Mesmo assim, a direção da Globo vetou um beijo entre as duas mulheres.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reprodução / Globo

Porém, Terra e Paixão também contará uma história de amor entre duas mulheres, desta vez envolvendo Mara (Renata Gaspar, foto acima) e Menah (Camilla Damião, foto abaixo). Será que, ao contrário do casal das sete, o das nove vai conseguir trocar um beijinho que seja?

Romance proibido

João Miguel Júnior

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Terra e Paixão, Mara é uma mulher forte que coloca a mão na massa. Dona de uma transportadora, ela não foge do serviço e se mostra bastante determinada e segura. No entanto, ela vive um casamento infeliz.

Mara é casada com Elias (Lourinelson Vladmir), um homem rude que é dono de uma loja de fertilizantes. Ele não tem a mesma força da esposa, o que o faz se entregar à bebida e tratá-la mal. O rapaz chega até mesmo a roubar o dinheiro dela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Infeliz, Mara terá a oportunidade de mudar de vida ao se apaixonar por Menah, irmã de Jonatas (Paulo Lessa). Aos poucos, elas vão começar a se envolver, mas terão que manter o caso às escondidas; Menah temerá a reação de Jonatas ao descobrir o romance.

Novela das sete x novela das nove

Estevam Avellar / Globo

Já faz um tempo que a dramaturgia da Globo tem procurado tratar da homossexualidade de uma forma natural. Desde que Felix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) se beijaram no último capítulo de Amor à Vida (2013), a questão avançou bastante.

Tanto que a Globo já exibiu cenas de carinho entre pessoas do mesmo sexo em Malhação e nas novelas das seis e das sete. Houve até mesmo a exibição de cenas de sexo gays em tramas como Liberdade Liberdade (2016) e Verdades Secretas 2 (2021). Assim, parecia que o tabu já havia sido definitivamente quebrado.

Mas não é bem assim. Ao cortar o beijo entre Clara e Helena em Vai na Fé, que foi roteirizado, gravado e até divulgado, a emissora mostra que ainda pisa em ovos quando o assunto é tratar da diversidade sexual. O mais curioso é que a censura aconteceu justamente em Vai na Fé, novela de forte teor progressista e que trata da sexualidade fluida de forma bastante natural.

Sendo assim, fica a dúvida sobre como se desenrolará o romance entre Mara e Menah em Terra e Paixão. Vale lembrar que a novela é de Walcyr Carrasco, autor da “pioneira” Amor à Vida, e que já incluiu personagens LGBTQIA + em praticamente todas as suas obras desde então.

Atriz de volta

Reprodução / Globo

A personagem Mara marca a volta da atriz Renata Gaspar ao horário nobre da Globo após viver a controversa Stephany em Um Lugar ao Sol (2021, foto acima). Na trama de Lícia Manzo, a jovem também sofria nas mãos de um marido violento.

Sua escalação para Terra e Paixão se deu por acaso. Renata estava escalada inicialmente para Amor Perfeito, trama na qual viveria Darlene, uma mulher que se envolveu com o frei João (Allan Souza Lima) no passado e com quem tem uma filha.

No entanto, Renata Gaspar acabou sendo “trocada” e foi movida para o elenco de Terra e Paixão. Com isso, Carol Castro assumiu Darlene na novela das seis da Globo.

Sair da versão mobile