André Santana

Entra ano e sai ano e a Band não consegue driblar alguns problemas. Um deles é a necessidade de vender o horário nobre a programas religiosos para conseguir fechar as contas no fim do mês. Depois de dois anos e meio, o Show da Fé voltou a ser exibido pela emissora.

O apresentador José Luiz Datena
O apresentador José Luiz Datena (reprodução/Band)

Além disso, a emissora se mostra muito dependente de José Luiz Datena, apresentador do Brasil Urgente. O programa policial é a maior audiência do canal, mas não consegue segurar bons índices sem a presença do titular.

São problemas que expõem a fragilidade do canal, que não consegue andar com as próprias pernas.

Volta do Show da Fé

Desde que passou a vender seu horário nobre para o Show da Fé, teleculto de R. R. Soares, a Band conseguiu equilibrar suas contas. No entanto, apesar de ser uma solução do ponto de vista financeiro, o aluguel da faixa prejudica a audiência do horário nobre do canal.

Para tentar resolver isso, a emissora apostou no Faustão na Band, que não deu certo e deixou um grande prejuízo. Ainda assim, a Band não jogou a toalha e apostou no Melhor da Noite, que também não conseguiu fechar as contas.

Com isso, o Show da Fé voltou a ser exibido no horário nobre da Band depois de ficar fora da grade por dois anos e meio. E, mais uma vez, derrubou os índices do horário, prejudicando a linha de shows da emissora. O Perrengue na Band, que é exibido logo depois do religioso, perdeu metade de seu público com a mudança da grade.

Dependência de Datena

Como se não bastasse, a Band ainda precisa lidar com a ausência de José Luiz Datena, que se afastou para se candidatar a um cargo político. Com sua saída, a audiência do Brasil Urgente caiu, obrigando o canal a apostar no filho do titular, Joel Datena.

O problema é que Joel Datena se preparava para relançar seu Bora Brasil, que terá seu tempo de duração ampliado nas manhãs da emissora. Com sua escalação para preencher a lacuna deixada pelo pai, Joel precisou deixar seu programa, forçando a Band a adiar a estreia do novo formato da atração.

O novo Bora Brasil foi criado para preencher o espaço do The Chef com Edu Guedes, que teve sua última edição exibida nesta sexta-feira (26). Ou seja, as manhãs da Band estão desfalcadas num momento importante para o canal. Se a emissora não fosse tão dependente de José Luiz Datena, não estaria com esse pepino nas mãos.

Andar com as próprias pernas

Ficou claro que o afastamento de José Luiz Datena aconteceu no pior momento possível para a Band. A emissora perdeu fôlego no horário nobre com a volta do Show da Fé e, agora, também perde terreno nas tardes com a saída de Datena.

Há quem acredite que José Luiz Datena não deve seguir na política e voltará em breve. Mas, independentemente disso, é fato que a dependência da emissora de sua estrela vem se mostrando cada vez mais prejudicial. Afinal, a emissora simplesmente não se segura sem ele.

Mesmo que Datena desista da política, em algum momento o apresentador pode querer se afastar, ou se aposentar. O que a Band fará quando esse dia chegar? A emissora precisa pensar em soluções e investir em outras estrelas para não ficar tão dependente de uma pessoa só. O canal não pode parar por conta de um desfalque.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor