Demorou: programa que teve fim decretado já fazia hora extra há anos

Casos de Família

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta terça (23), o SBT confirmou que o Casos de Família sairá do ar em setembro. De acordo com o comunicado da assessoria da emissora, a atração poderá retornar ao ar no ano que vem, em formato de temporada, e Christina Rocha continua como contratada do SBT.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Há 13 anos sob o comando da apresentadora nas tardes do SBT, o programa vivia a sua pior crise de sua história, enfrentando um desgaste natural da fórmula, além de ser atingido pela má fase do SBT como um todo, que perdeu muita audiência no último ano.

No último mês de maio, o Casos de Família apresentou duas “novidades” para tentar se reerguer. A atração testou um novo formato, no qual reunia convidados famosos para debater os temas mostrados nos casos, mesclando a participação de famosos e anônimos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

O formato “novo”, que lembrava o Superpop, da RedeTV!, não trouxe público ao vespertino. Pelo contrário. Na semana entre 9 e 13 de maio, Casos de Família recebeu convidados como Mara Maravilha, Marcão do Povo, Flor, Fernanda Keulla, Dudu Camargo e até Clarisse Abujamra, mas marcou menos de 2 pontos na audiência.

Novo horário

A presença de famosos no Casos de Família durou apenas uma semana. No dia 16 daquele mês, o programa passou a ser focado apenas nos participantes anônimos, retornando ao que sempre foi. Mas teve uma novidade: mudou de horário.

Com a estreia da nova maratona de novelas do SBT, formada por Carrossel, Esmeralda e Paixões de Gavilanes, Casos de Família foi empurrado para a faixa das 15 horas e viu sua audiência crescer, mesmo que timidamente.

Se na faixa das 14h15, Casos de Família raramente passava dos 2 pontos no Kantar Ibope, a atração ultrapassou essa marca todos os dias ao longo da última semana.

Cansado

Foram vários os fatores que levaram ao encerramento do Casos de Família. O principal deles foi o cansaço da fórmula, que soma já 18 anos no ar. Em seus primeiros anos, tinha um formato mais de debate e era apresentado por Regina Volpato. A partir de 2009, passou a apostar em brigas e discussões mais acaloradas, e Christina Rocha assumiu o comando.

Quase 20 anos depois, já não há mais tantos temas assim para discutir. O programa estava ficando mais repetitivo a cada dia, e encontrando dificuldades em se renovar. A tentativa de mudança, com a presença de famosos, foi até válida, mas pareceu pouco.

O fato de o programa estar sempre mudando de horário também não ajudava. A própria Christina Rocha declarou que preferia que o programa fosse ao ar após às 16 horas, e que achava um “desperdício” ele ser exibido na faixa das 14 horas.

Agora, é hora de pensar numa nova atração para a longeva contratada da emissora.

Sair da versão mobile