CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta quinta-feira (16), dois fatos inéditos entraram para a história do Big Brother Brasil: a transmissão ao vivo de duas “expulsões”.
Reprodução / GloboNunca a produção do reality esperou o programa exibido após a novela das nove para anunciar a desclassificação de participantes. Todos os episódios neste sentido ocorreram ao longo do dia, apenas para o público do pay-per-view.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar do choque, dos espectadores e dos confinados, as eliminações de MC Guimê e Antônio Cara do Sapato do BBB23 eram necessárias.
Dinâmica catastrófica
A festa de quarta-feira (15) foi feita para homenagear Guimê, líder da semana. Deu tudo errado para o dono da comemoração; já perto do final do evento, foi a vez do aliado dele se afundar.
Os dois importunaram sexualmente Dania Mendez, integrante do La Casa de Los Famosos, reality exibido pela Telemundo, estação estadunidense voltada para o público hispânico, que promove um intercâmbio com o BBB23 – a mexicana veio para o Brasil e Key Alves foi para os Estados Unidos.
O intercâmbio, que sempre rende uma mexida no jogo, já foi usado por Boninho em outras edições. Porém, o deste ano foi catastrófico.
Desrespeito
Dania transborda carisma e beleza. Ela logo caiu nas graças dos brasileiros. Sua entrada deixou os participantes chocados e divertiu o público.
No entanto, pouco tempo depois do ingresso dela na casa, Fred Desimpedidos e Marvvila mexeram na mochila da visitante porque estavam desconfiados que a mexicana era uma atriz.
A privacidade da “visita” foi violada. Só que ninguém imaginava que este seria o “menor” dos problemas diante do que estava por vir…
Guimê se embebedou e, em menos de uma hora de festa, já estava visivelmente alterado. Aos poucos, ele foi perdendo o controle, o que despertou atenção de Aline Wirley, Bruna Griphao e Ricardo.
Os três, no entanto, não perceberam as atitudes do cantor com Dania Mendez – ao contrário do público, que estava cada vez mais revoltado nas redes sociais, em razão das imagens de Guimê tentando passar a mão na recém-chegada participante.
Importunação
Em determinado momento, MC Guimê passou a mão nas costas de Dania, que percebeu e o interrompeu imediatamente. Em outro instante, ele passou a mão na bunda da mexicana; ainda, em mais um período da festa, o cantor tentou tocar em um dos seios dela. Ele também deu um tapa na bunda de Bruna. O conjunto de imagens formou uma prova incontestável.
Já Cara de Sapato ficou cercando Dania Mendez durante toda a festa, após várias brincadeiras de colegas para que eles formassem um casal. Dania nunca se mostrou confortável com esta situação. No evento, não foi diferente.
Sapato colocou o braço no pescoço da visitante várias vezes, para aproximá-la dele, facilitando suas investidas para um beijo. Dania sempre se esquivava. No quarto Fundo do Mar, Sapato deu quase uma “chave de braço” nela e conseguiu sua “bitoca”, como ele mesmo denominou. Depois, colocou a moça em seu colo enquanto estava sentado na cama.
O episódio incluiu uma “brincadeira de luta” na qual o atleta chegou a imobilizá-la algumas vezes, incluindo breves instantes debaixo do edredom. Foi durante tal contato que a produção emitiu um sinal de alerta, exigindo que ele parasse.
No dia seguinte, a produtora do La Casa de Los Famosos, que veio ao Brasil para servir de suporte a Dania, questionou se a participante tinha se sentido incomodada com todo o ocorrido e recebeu um “não” como resposta.
Porém, a produção do BBB 23 já havia fechado questão sobre o assunto. Durante o programa, Tadeu Schmidt anunciou a eliminação de Guimê e Cara de Sapato.
Mudança de conduta
Vale lembrar que uma situação muito parecida aconteceu no BBB 20 com Petrix Barbosa e Pyong Lee. Os dois foram flagrados importunando sexualmente Bianca Andrade e Marcela Mc Gowan, respectivamente. Boninho chamou as duas no confessionário e perguntou se elas tinham se sentido assediadas. Ambas negaram; nada aconteceu com os dois Camarotes. Ficou nítido que, após três anos, o erro foi corrigido, de certa forma.
Nas redes sociais, houve questionamento: as desclassificações ocorreram somente por causa da pressão dos patrocinadores, já que todos emitiram notas de repúdio nas redes sociais?
Independentemente do motivo, o fato é que houve a punição dos responsáveis, algo que não aconteceu no BBB 20. Isso já demonstra evolução e maior firmeza da produção.
Também ocorreu a indignação de parte do público pela forma como tudo foi conduzido, pois várias pessoas acharam um absurdo o anúncio da eliminação diante de todos e da própria Dania, que acabou exposta.
Porém, será que foi mesmo um erro? A participante já tinha sido exposta quando sofreu importunação sexual de dois homens em menos de 24h no Brasil. Os dois autores não mereciam o constrangimento público? Se os retirassem discretamente durante determinada hora, sem aviso ou anúncio prévio, não pareceria mais “cumplicidade de fuga”? Enfim, são perguntas que permanecem no ar…
O BBB23 definitivamente não entrará para a lista de melhores edições. A temporada teve, logo em sua primeira semanal o caso do relacionamento abusivo de Gabriel Fop com Bruna; depois, a intolerância religiosa praticada por Gustavo Benedeti, Key e Cristian Vanelli. Agora, duas expulsões por conta de importunação sexual. Ano complicado para o reality.