André Santana

Amor Perfeito decepcionou parte do público com sua trama que não se sustentou ao longo de tantos meses no ar. A história principal se esgotou rapidamente, o romance central virou um ramerrame água com açúcar e não há muitas tramas paralelas nas quais o roteiro poderia se apoiar.

Mariana Ximenes e Camila Queiroz
Mariana Ximenes e Camila Queiroz

Ainda assim, a novela das seis da Globo registra índices satisfatórios de audiência. Isso porque, apesar dos problemas, Amor Perfeito tem um trunfo que consegue manter o interesse do público na trama: a vilã Gilda, vivida por Mariana Ximenes. A atriz tem carregado a novela nas costas.

[anuncio_1]

Megera raiz

Mariana Ximenes e Thiago Lacerda
Mariana Ximenes e Thiago Lacerda em Amor Perfeito (Reprodução / Globo)

Há quem diga que uma boa vilã já é meio caminho andado para uma novela de sucesso. Isso ajuda a explicar os bons números de Amor Perfeito, já que a história em si passa longe de ser empolgante. A vilã Gilda consegue manter a alta voltagem do enredo, com suas maquinações maquiavélicas.

Gilda é a megera clássica. Sem escrúpulos, ela é capaz de roubar, chantagear, manipular e até matar, tudo para conquistar seus objetivos ambiciosos. De olho na fortuna do marido Leonel (Paulo Gorgulho), ela foi capaz das armações mais sórdidas para livrar-se dele e de sua herdeira, Marê (Camila Queiroz).

Depois, ela seguiu com sua cruzada do mal, passando por cima de quem quer que ficasse pelo seu caminho. Esperta e sempre um passo adiante dos personagens “do bem”, Gilda consegue prever a movimentação do adversário e trata de neutralizá-lo. Para isso, ela faz uso de uma boa rede de informação, chantageando quem precisar para se dar bem.

A personagem perdeu um pouco de sua força quando passou a ser movida pela paixão por Orlando (Diogo Almeida), é verdade. Mas, ainda assim, Gilda mantém sua presença forte e marcante cada vez que entra em cena.

Talento

Amor Perfeito - Camila Queiroz e Mariana Ximenes
Camila Queiroz (Marê) e Mariana Ximenes (Gilda) em Amor Perfeito (Reprodução / Globo)

Nas redes sociais, os espectadores de Amor Perfeito não cansam de elogiar a performance de Mariana Ximenes. O público vibra a cada maldade de Gilda e se mostra satisfeito pelo fato de a atriz ter em mãos uma grande personagem, com a qual deita e rola. Para muitos, a artista “salva” a novela.

“A Mariana tá fazendo um trabalho impecável, a Globo tava devendo muito outra vilã pra ela. Pena que é numa novela tão chata e sem história. Mas ela tá carregando essa bomba nas costas”, opinou uma espectadora identificada como Angélica no Twitter.

Nas redes, é possível encontrar vários comentários semelhantes. Boa parte do público não se mostra lá muito satisfeito com a trama de Amor Perfeito, mas, ao mesmo tempo, muitos concordam que a Gilda de Mariana Ximenes é um trunfo que chama a atenção na história.

Leia também: Se arrependeu? Após despedida, Globo quer Galvão Bueno de volta

[anuncio_3]

Vilã das boas

Passione - Mariana Ximenes e Reynaldo Gianecchini
Mariana Ximenes (Clara) e Reynaldo Gianecchini (Fred) em Passione (Divulgação/Globo)

Dona de um fã-clube potente, Mariana Ximenes é uma das mais talentosas e versáteis artistas de sua geração. A estrela, que foi revelada no SBT em Fascinação (1998) e, depois, estreou na Globo em Andando nas Nuvens (1999), tem uma carreira sólida e uma galeria de personagens distintos.

Mariana já fez inúmeras mocinhas, como em Chocolate com Pimenta (2003), Cobras & Lagartos (2006) e A Favorita (2008). Mas também chamou a atenção com personagens “fora da curva”, como Bionda em Uga Uga (2000), ou Raíssa em América (2005).

No entanto, são poucas as vilãs em seu currículo. Mariana foi muito elogiada ao encarnar Clara, uma peste do mal com cara de anjo em Passione (2010), numa de suas raras incursões pelo mundo da vilania. Por conta do êxito, seus fãs sempre a quiseram vivendo uma malvada novamente.

Assim, Gilda surge como uma correção de injustiça, oportunizando uma merecida nova grande personagem para a atriz, que não costuma errar em cena. A escalação certeira vem garantindo o sucesso e Mariana Ximenes carrega Amor Perfeito nas costas.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor