André Santana

Silvio Santos sempre apitou em tudo no SBT. O animador e empresário tocou sua emissora da maneira como bem quis ao longo dos últimos 42 anos. No entanto, aos 92 anos, o homem do Baú tem se afastado gradativamente do comando da estação, passando a bola para Daniela Beyruti, sua filha “número três”.

Programa Silvio Santos
Silvio Santos no comando de seu programa (Reprodução / SBT)

Nomeada vice-presidente da emissora, Daniela tem feito mudanças, mexendo inclusive em peças até então consideradas “intocáveis”, já que eram queridinhas de seu pai. Trata-se de uma manobra necessária, já que o SBT vive a pior crise de sua história. É a última chance de a emissora se reerguer.

[anuncio_1]

Acertos

Primeiro Impacto - Dudu Camargo
Dudu Camargo no Primeiro Impacto (Reprodução / SBT)

Na grade, ainda são poucas as mudanças visíveis. A nova vice-presidente do SBT mexeu mais na programação de sábado, com a estreia de séries e do Cinema em Casa. Mas, por enquanto, a grade diária segue com poucas alterações.

Porém, nos bastidores, a coisa andou movimentada, de acordo com diversos veículos de imprensa. Daniela Beyruti vinha promovendo uma série de reuniões e colocando vários diretores da emissora para trabalhar. De acordo com Flavio Ricco, colunista do R7, a profissional teve o mérito de tirar diretores e executivos acomodados de suas zonas de conforto.

Além disso, ela também removeu profissionais considerados intocáveis, como Dudu Camargo. O ex-apresentador do Primeiro Impacto era “queridinho” de Silvio Santos e, por isso, agia como bem entendia. Com sua demissão, a vice-presidente do SBT deixou um recado claro de que as coisas mudaram.

Com isso, espera-se que toda essa movimentação resulte em ajustes urgentes na grade. Há algumas semanas, o SBT atingiu algumas de suas piores médias-dia da história, mostrando que o canal enfrenta uma severa fuga de público.

Leia também: Astro teve a vida salva por Luciano do Valle: “Não tinha mais dinheiro”

Erros

Fofocalizando - Chris Flores
Chris Flores no Fofocalizando (Reprodução / SBT)

As poucas mudanças na programação promovidas pela atual gestão não refrescaram a situação do SBT. Daniela bem avaliou que exibir um enorme Primeiro Impacto pelas manhãs não era a melhor opção para o canal e tratou de resgatar a programação infantil. Mas os resultados do Bom Dia & Cia – Férias não foram animadores e a atração não permanece após a temporada especial.

Outra crise enfrentada pela emissora envolve o Fofocalizando. O vespertino dobrou de tamanho nos últimos meses e passou a investir em novos conteúdos, como entrevistas com artistas sumidos, transformações e assistencialismo. Porém, a audiência segue em queda livre.

O programa comandado por Chris Flores, inclusive, chegou a perder para a Band recentemente, algo inimaginável até pouco tempo atrás. Com isso, acreditava-se que a atração de fofocas poderia estar com os dias contados, já que não contaria mais com a “proteção” de Silvio Santos, que sempre apostou nele.

No entanto, neste caso, Daniela Beyruti compartilha da opinião do pai. Segundo Gabriel Perline, do IG, a diretora gosta do programa e está satisfeita com o retorno comercial do Fofocalizando. Ela acha que a atração tem potencial, se estiver inserida numa grade mais forte. E é isso que ela vem buscando.

[anuncio_3]

Boas intenções

Silvio Santos e Daniela Beyruti
Silvio Santos ao lado da filha Daniela Beyruti (Reprodução / YouTube)

Como se vê, Daniela Beyruti é uma profissional cheia de boas intenções, que tem buscado se planejar para fazer as mudanças necessárias no SBT. No entanto, a crise da emissora está tão feia que ela e sua equipe precisavam de uma maior agilidade na implantação de mudanças.

Sim, porque, enquanto a cúpula do SBT planeja, o público só faz debandar. Se demorar demais, pode ser que a crise se torne irreversível. Não dá pra agir por impulso, claro, mas também não dá pra esperar um milagre. As coisas não vão se resolver sozinhas.

A grande vantagem do atual comando do SBT é o fato de Daniela Beyruti demonstrar ter um olhar mais arrojado sobre a programação, ao contrário de Silvio Santos, que há anos vive do passado. O desafio da emissora é modernizar, mas sem perder sua essência.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor