DIVERSIDADE

Demorou: após revolta, erro de Tieta finalmente foi corrigido pela Globo

Roberto Bonfim em Tieta

Roberto Bonfim em Tieta

A volta de Tieta no Vale a Pena Ver de Novo foi celebrada pelo público nas redes sociais, mas também levantou um questionamento: como uma novela que se passa na Bahia praticamente não conta com atores pretos no elenco?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mesmo erro da Globo foi observado em outras produções da Globo que se passaram no mesmo estado e gerou revolta em Segundo Sol, exibida em 2018 pelo canal.

Finalmente, nas novelas mais recentes, a emissora corrigiu o erro e aprendeu que mostrou a lição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sem diversidade

É importante ressaltar que na época em que Tieta foi produzida, entre 1989 e 1990, a diversidade não era tão levada em conta pela sociedade como atualmente. Aliás, faz pouco tempo que a Globo vem olhando para esse tema com a devida atenção.

Isso explica porque Tieta, cuja história foi baseada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, se passa em Santana do Agreste, no interior da Bahia, e conta, entre dezenas de personagens, apenas com dois atores que pretos ou pardos – Roberto Bonfim, que viveu Amintas, e Chaguinha, que fez Pirica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A Bahia, de acordo com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), é o estado brasileiro com maior percentual de pretos do país.

Revolta

Protagonistas de Segundo Sol

Apesar de ter muitas novelas ambientadas na Bahia em sua história, o problema só chamou a atenção, de verdade, durante Segundo Sol, exibida entre maio e novembro de 2018.

A novela de João Emanuel Carneiro tinha apenas oito atores negros no elenco, de um total de 41.

Na época da exibição, além das críticas da imprensa e das redes sociais, o Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade e Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), chegou a notificar a Globo por conta do fato.

“Foi um processo educativo para todos nós”, reconheceu, anos mais tarde, o autor em entrevista à revista Piauí.

Atualmente, a Globo conta com três atrizes negras protagonizando suas novelas noturnas: Duda Santos, em Garota do Momento, Jéssica Ellen, em Volta por Cima, e Gabz, em Mania de Você.

Autor(a):

Sair da versão mobile