Demitido pela Globo, astro do Fantástico luta contra demência há anos

Profissional que ficou na lembrança do público foi demitido pela emissora após ser diagnosticado com doença

Whatsapp

Mauricio Kubrusly é aquele profissional que toda redação jornalística gostaria de ter. O repórter, que ficou marcado pelos seus 34 anos de Rede Globo, era reconhecido pelo seu amplo conhecimento cultural e se destacou na televisão brasileira como uma das principais figuras desse tipo de jornalismo. Ele apresentava o Brasil que poucos brasileiros conheciam, do Oiapoque ao Chuí.

Mauricio Kubrusly
Mauricio Kubrusly

Mesmo com tamanha bagagem, o jornalista foi desligado da Globo em 2019, quando já estava há três anos afastado do vídeo. Diagnosticado com demência frontotemporal – a mesma que acometeu o ator Bruce Willis -, Maurício foi demitido, mas continuou tendo o plano de saúde pago pela empresa.

Hoje com 78 anos, o ex-repórter global vive recluso no sul da Bahia ao lado da esposa, Beatriz Goulart.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem é Mauricio Kubrusly?

Maurício Kubrusly Jovem
Mauricio Kurbusly jovem (Reprodução / Web)

Carioca, Mauricio Kubrusly iniciou a carreira como repórter no Jornal do Brasil e, alguns anos depois se mudou para São Paulo, atuando na sucursal paulista da publicação.

Leia mais

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na capital paulista, tornou-se editor da pauta de artes e espetáculos do extinto Jornal da Tarde. Foi diretor e apresentador da Rádio Excelsior FM, divulgando ao público os principais lançamentos da música. Ele editou a primeira revista especializada em som e áudio, a Som Três, que durou dez anos.

Por volta do final dos anos 1970, os telespectadores da Globo começaram a ver a figura de Kubrusly na telinha. Ele se tornou crítico de música do Jornal Hoje. Com seu jeito irreverente e bem-humorado, foi ganhando espaço na emissora, dando dicas culturais, fazendo críticas musicais e reportagens sobre inúmeros eventos que aconteceriam no País.

Rock in Rio e Hollywood Rock foram alguns dos grandes eventos que ele conduziu, mas o carnaval ficou marcado em sua carreira. Com uma cobertura diretamente da passarela, ele mostrava todos os bastidores das escolas de samba, a preparação dos carros alegóricos e as entrevistas de populares e dos famosos.

Mauricio Kubrusly na cobertura do Carnaval na Globo
Mauricio Kubrusly na cobertura do Carnaval na Globo (Divulgação / Globo)

Isso levou Kubrusly para outros horizontes – como a cobertura de Olimpíadas e das Copas do Mundo – uma vez que, para ele, versatilidade não faltava. Assim, mostrou o lado cultural e curioso dos países que sediavam os torneios.

Em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento – a Rio-92 –, chegou a entrevistar com exclusividade o Dalai Lama.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Brilhando no Fantástico

mauricio kubrusly no Me leva Brasil
Mauricio Kubrusly no quadro Me Leva Brasil, do Fantástico

Mas foi no Fantástico que ele conduziu um dos quadros mais emblemáticos do dominical: Me Leva, Brasil. A ideia era mostrar um Brasil que muitos brasileiros não conheciam, como o cotidiano e o trabalho de pessoas que viviam em cidades afastadas dos grandes centros.

Kubrusly visitou mais de 150 cidades e percorreu cerca de 400 mil km, apresentando histórias inusitadas, como a da maior feijoada do País, freiras jogadoras de futebol, caixão especial para mulheres virgens e o Seu Lunga, o homem mais mal-humorado do país.

O sucesso foi tão grande que o quadro virou livro em 2005. O jornalista conta e narra, em forma de crônicas, a sua experiência ao viajar pelo Brasil e conhecer inúmeras figuras surpreendentes pelo país afora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enfrentando problemas de saúde

Mauricio Kubrusly
Mauricio Kubrusly

Em setembro de 2016, o jornalista sofreu um infarto e teve que colocar dois stents no coração. No ano seguinte, Mauricio sofreu uma queda e teve que fazer uma cirurgia para retirar um coágulo do cérebro. Mesmo com todos esses problemas, seguia escrevendo e participando de reuniões de pautas.

Em maio de 2019, após 34 anos na Globo, a emissora não renovou seu contrato e Maurício foi dispensado. Em nota, Ali Kamel, diretor de jornalismo, agradeceu a ele.

“Kubrusly, obrigado por todos esses anos de extrema competência e profissionalismo. Sua contribuição para a Globo e para o jornalismo brasileiro já são História (com agá maiúsculo). Uma história que vai continuar a ser escrita fora daqui. Em meu nome pessoal e no da Globo, eu expresso uma imensa gratidão. Muito obrigado”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por onde anda Mauricio Kubrusly?

Mauricio Kubrusly atual
Mauricio Kubrusly (Reprodução / Web)

Após deixar a líder de audiência, o jornalista passou a viver recluso no sul da Bahia. Ao lado da esposa e do cachorro, Shiva, Maurício foi homenageado pelo Fantástico nas comemorações de 50 anos do formato, em agosto de 2023.

Na ocasião, Mauricio foi homenageado na lembrança do quadro Me Leva Brasil, onde ele viajava para os recantos do país, mostrando histórias únicas e inusitadas.

“Maurício Kubrusly deixou para trás São Paulo para mergulhar na natureza, o que tem sido um bom remédio para lidar com a Demência Fronto Temporal (DFT), que foi diagnosticado há alguns anos. A memória se foi mas, como ele sempre diz, permanece sua enorme paixão pela vida e pela gente brasileira”, dizia a reportagem.

Mesmo longe da TV, Mauricio Kubrusly continua ativo nas redes sociais. Ele ainda está ligado à política e à cultura, mostrando que esse setor continua correndo em suas veias.

Whatsapp


Leia também