A segunda versão de A Grande Família consagrou ainda mais artistas que já eram estrelas da televisão brasileira. Uma delas foi Marieta Severo (na foto abaixo, com Lúcio Mauro Filho), que viveu a matriarca da família Silva, Dona Nenê. O que pouca gente se lembra é que a personagem já havia sido vivida por outra atriz nos anos 1970.

A Grande Família

Consagrada atriz brasileira, Eloísa Mafalda era o nome artístico de Mafalda Theotto, nascida em 18 de setembro de 1924, em Jundiaí (SP). De origem humilde, trabalhou como costureira e auxiliar de escritório antes de ir para os palcos, tendo estreado na carreira artística no rádio do Rio de Janeiro (RJ), onde trabalhava seu irmão, Oliveira Neto.

Depois de atuar em radionovelas da Rádio Nacional, foi parar na TV Paulista. Em 1965, esteve em O Ébrio, uma das primeiras novelas da Globo, e não deixou mais a emissora.

Teve importantes papeis em novelas, como Maria Machadão, de Gabriela (1975), Dona Mariana, de Paraíso (1982), Dona Pombinha, de Roque Santeiro (1985), Gioconda, de Pedra Sobre Pedra (1992), e Manuela, de Mulheres de Areia (1993).

Além disso, participou de dezenas de novelas do canal, além de minisséries e séries – foi a Dona Nenê da primeira versão de A Grande Família, na década de 1970.

Pedra Sobre Pedra

Após participar de Por Amor (1997), a atriz diminuiu consideravelmente sua presença no vídeo, estando ainda em tramas como Porto dos Milagres (2001) e O Clone (2001) – nesta, participou somente do início, como vizinha de Jade (Giovanna Antonelli).

Luta contra o Alzheimer

Eloisa Mafalda

Sua última presença na televisão foi em 2002, em O Beijo do Vampiro, quando viveu Dona Carmem. Mesmo estando longe do vídeo desde que passou a conviver com o Mal de Alzheimer, naquele ano, a atriz continuou contratada da Globo, recebendo salário e apoio da emissora.

De acordo com a Alzheimer’s Association, o Alzheimer é o tipo de demência mais comum e também é um termo geral usado para descrever as condições que ocorrem quando o cérebro não mais consegue funcionar corretamente.

Ela passou seus últimos anos vivendo ao lado da filha em Petrópolis (RJ), tendo participado de uma reportagem do Vídeo Show em 2012.

Morte

Eloisa Mafalda

Eloísa Mafalda, que foi casada com Miguel Teixeira e teve dois filhos, morreu em 16 de maio de 2018, aos 93 anos, sendo enterrada em sua cidade natal. Ela, que também lutava contra problemas respiratórios, foi vítima de falência múltipla dos órgãos.

Marcelo Berro, jogador de basquete e neto de atriz, fez uma homenagem nas redes sociais:

“Vá com Deus, meu grande amor. Exemplo de correção profissional, foi ‘pãe’ e a pessoa que deu aval para a continuidade da gravidez da menina Mirian, que me permitiu nascer, sendo criado por essas duas mulheres sensacionais.

Foi a primeira mulher que me pegou no colo. Sim! Antes de colocarem no colo da minha mãe, ela pegou da mão da obstetra e disse: ‘É meu neto!’.

Nosso amor sempre foi explícito. Quando aprendi a escrever, escrevi em todos os livros da casa dela, listas telefônicas, paredes, gavetas: ‘Vó te amo’. Tomei esporro da mãe e do tio, mas ela disse que adorou!”, escreveu.

Uma curiosidade: antes de ser atriz, ela foi nadadora, mas abandonou a carreira após ser impedida pelo pai de disputar a Olimpíada de Berlim, em 1938. Sorte da televisão, que décadas mais tarde ganharia uma grande intérprete.

Compartilhar.

Redatora web que transforma palavras em histórias fascinantes sobre o universo televisivo. Com essa paixão pela televisão, mergulho nas telas para trazer aos leitores um olhar único sobre os programas, séries e celebridades que povoam o mundo da TV. Com uma escrita envolvente e repleta de insights, guio os leitores por tramas cativantes, momentos emocionantes e curiosidades dos bastidores.