Além das tramas exibidas por Globo, Record e SBT, o Brasil acompanhou outra novela no início do ano: Rodrigo Faro penou para renovar o seu contrato com o canal de Edir Macedo.

Rodrigo Faro
Rodrigo Faro apresenta o Hora do Faro na Record (Reprodução / Record)

O vínculo do apresentador com a Record venceu no dia 31 de dezembro e, ao que tudo indicava, não seria renovado, pois a emissora tem passado por uma crise e está desesperada tentando diminuir os custos. Acontece que o salário do artista era um dos maiores da casa…

Porém, contrariando boatos de que deixaria a Record, Faro aceitou uma redução salarial e encerrou a tal novela da renovação de contrato.

Depois de anos atuando em novelas na Globo, como Chocolate com Pimenta (2003), Faro realizou um antigo sonho, o de ser apresentador, ao ser contratado pela Record. Em meio à troca de emissora, ele expôs sua mágoa contra o canal carioca, afirmando que, um dia, iam desejar sua volta – o que ainda não aconteceu.

Funcionário da Globo desde 1996, Faro fez carreira em inúmeras novelas de sucesso. De A Indomada (1997), ele saiu direto para o protagonismo da temporada “Radical” de Malhação (1998). Depois, passou por Suave Veneno (1999), O Cravo e a Rosa (2000), Chocolate com Pimenta, América (2005) e O Profeta (2006).

Casa nova

Chocolate com Pimenta - Rodrigo Faro e Samara Felippo
Divulgação / Globo

Em 2008, o artista recebeu a proposta da Record – embalado pelo sucesso de Márcio Garcia, também alçado a ator a apresentador na principal concorrente da emissora-líder. O acordo incluía um ganho bem superior ao da casa em que estava. Sua saída da Globo, aliás, foi bastante turbulenta.

“Na hora que falei que queria ir para a Record, o cara da Globo berrava: ‘Mas você vai embora? Vai deixar a emissora número 1 do Brasil para ir para uma aventura? Você nunca mais pisa aqui’”, revelou Rodrigo em entrevista ao blog de Léo Dias no UOL, em 28 de novembro de 2019.

Se sentindo esnobado, a resposta do ator e apresentador foi bastante incisiva:

“Eu estou indo embora, mas vocês ainda vão ouvir falar muito de mim. Estou assinando quatro anos de contrato. Em quatro anos, o senhor pode não estar sentado nessa cadeira, eu posso não estar mais vivo, o senhor pode não estar mais vivo, mas eu só quero deixar algo bem claro: o dia que eu tiver o meu microfone, eu vou ser um dos maiores apresentadores deste país. E não vou precisar pisar aqui. Um dia, vocês vão me querer de volta”.

A ascensão na Record

Hora do Faro - Rodrigo Faro
Divulgação / Record

Rodrigo Faro foi contratado, a princípio, para apresentar o programa Ídolos – formato que a Record tomou do SBT. A chegada dele, contudo, coincidiu com a saída de Márcio Garcia da casa. Foi quando o novo funcionário assumiu o comando do Melhor do Brasil, onde conquistou grande audiência com os quadros Vai Dar Namoro e Dança Gatinho.

Faro também respondeu por Fazenda de Verão, temporada especial do reality, apenas com anônimos. Em 2013, com a saída de Gugu Liberato da Record, veio a oportunidade de assumir os domingos – outro sonho dele. Rodrigo passou a disputar audiência com Faustão e Eliana, da Globo e do SBT.

Quando questionado por Léo Dias sobre a possível volta à emissora dos Marinho, para substituir Fausto Silva, hoje na Band, o “recordista” foi enfático:

“Não. Por que vou falar ‘Quero voltar para a Globo?’. Vou fazer o que lá na Globo? Deixa o Faustão lá, cara. Ele está arrebentando. Faustão vai ficar muito tempo lá”.

A queda após a morte de Gugu

Hora do Faro - Rodrigo Faro
Reprodução / Record

Vice-líder de audiência com o Hora do Faro e com a popularidade em alta, Rodrigo Faro seguiu sua trajetória até que um episódio mudou drasticamente a rota…

Quando Gugu Liberato faleceu, Faro promoveu uma extensa (e merecida) homenagem ao colega. Ele relembrou a história do comunicador e reprisou momentos de Gugu em programas do canal. Porém, durante a atração, Rodrigo Faro acabou sendo flagrado pelas câmeras questionando a sua equipe sobre a audiência atingida durante o especial. A imagem correu a internet!

Criticado por estar explorando a morte de Liberato, para assim garantir audiência ao seu programa, Faro foi “cancelado” e bastante criticado por sua atitude, sendo chamado de falso e insensível.

Sobre tal episódio, o apresentador destacou, em entrevista ao Notícias da TV, de 27 de novembro de 2019:

“A gente vive disso (de ibope), não tem jeito. Faz parte. (…) Tudo na vida a gente tem que ter a humildade pra ouvir. Acho que essa é a melhor lição que a gente tira de tudo. Eu tenho Deus comigo, sei assimilar uma crítica, entender e tocar a vida. Pedir desculpas a quem se ofendeu e ok”.

Limpeza de imagem

Rodrigo Faro e Eliana
Divulgação / Record

O pedido de desculpas de nada adiantou. Para tentar recuperar a imagem de Faro junto ao público e sua credibilidade na mídia, o dominical da Record retomou o Vai dar Namoro e absorveu o Canta Comigo, reality musical que, curiosamente, foi comandado por Gugu Liberato.

Faro ganhou audiência, retomando a disputa pela vice-liderança com Eliana, mas o sonho acabou. Além de aceitar a redução salarial, Rodrigo Faro enfrenta uma queda brusca no ibope do seu programa e viu a loira dos dedinhos se afastar no segundo lugar.

Com uma extensa trajetória na televisão, Rodrigo Faro busca agora redescobrir o caminho que o levou a ser um dos nomes de relevância do veículo no Brasil quando o assunto é comunicação.

Compartilhar.
Avatar photo

Sebastião Uellington Pereira é apaixonado por novelas, trilhas sonoras e livros. Criador do Mofista, pesquisa sobre assuntos ligados à TV, musicas e comportamento do passado, numa busca incessante de deixar viva a memória cultural do nosso país. Escreve para o TV História desde 2020 Leia todos os textos do autor