Definido: novela mais sinistra da história da Globo volta em março

Trama ficou marcada por tratar de vários temas polêmicos

Whatsapp

As clássicas tramas da Globo que estão intactas em seus arquivos vêm sendo resgatadas no Globoplay por meio do Projeto Resgate desde 2020. Agora, as novelas que não estão inteiras nos arquivos também ganham uma nova chance no Projeto Fragmentos, que começou em janeiro de 2024 na plataforma.

Lídia Brondi em Os Gigantes
Lídia Brondi em Os Gigantes (Reprodução / Web)

Uma das novidades da nova ação do Globoplay será Os Gigantes (1979), considerada a novela com o final mais triste da história da Globo.

O clássico de Lauro César Muniz, que traz a atriz Lídia Brondi no elenco, deve retornar em março, por meio do Projeto Fragmentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novela polêmica

Os Gigantes
Elenco de Os Gigantes

Substituta de Pai Herói (1978) na faixa das oito da Globo, Os Gigantes não arrebatou o público. Pelo contrário. A trama foi considerada muito pesada e depressiva, o que afugentou a audiência.

Leia mais

A novela girava em torno de Paloma (Dina Sfat) uma jornalista que voltava ao Brasil após anos atuando como correspondente internacional. Ao chegar à cidade de Pilar, ela encontra seu irmão internado, mantido vivo apenas por aparelhos. Inconformada com a situação, ela desliga os aparelhos, provocando sua morte.

Veridiana (Susana Vieira), sua cunhada, acaba sofrendo um aborto ao saber o que aconteceu e trava uma batalha contra a jornalista na justiça. Acusada de eutanásia, Paloma acaba despertando o interesse da imprensa, levando seu ato a alcançar ampla repercussão.

Paralelamente, Paloma reencontra dois amigos de infância, que passam a disputar o seu amor: o médico Chico Rubião (Francisco Cuoco) e o fazendeiro Fernando Lucas (Tarcísio Meira). Este último, dono de uma companhia de laticínios, também precisa enfrentar a multinacional Eltsen, que pretende se instalar na cidade.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novela depressiva

Lauro Corona em Os Gigantes
Lauro Corona em Os Gigantes

Lauro César Muniz já sabia que Os Gigantes não era uma novela muito popular, como ele mesmo revelou em entrevista ao jornal O Globo em agosto de 1979.

“Acho que Os Gigantes vai conseguir menos audiência que as outras novelas. Ela vai encontrar muita resistência por parte do públicco, não só por abordar temas como a eutanásia, mas por causa da personalidade de Paloma. Mas estamos cientes porque ela coloca em xeque e vai discutir os valores morais mais conservadores”, disse Lauro.

Ao livro A Seguir Cenas do Próximo Capítulo, de André Bernardo e Cíntia Lopes, Lauro César Muniz reconheceu os problemas da trama e revelou ainda que Dina Sfat ficou bastante insatisfeita com o trabalho.

“Era uma novela mórbida, pesada, infeliz. Dina Sfat rompeu comigo. Ela chegava no estúdio, pegava o script, jogava no chão e sapateava em cima: ‘Não vou fazer essa droga de jeito nenhum’, ela gritava”, contou.

O fracasso foi tão grande que Lauro César Muniz acabou sendo demitido da Globo antes do final da história. Benedito Ruy Barbosa foi convocado para terminar a novela, mas acabou deixando a emissora também. Com isso, Walter George Durst concluiu a história.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Final infeliz

Dina Sfat em Os Gigantes
Dina Sfat em Os Gigantes

Depois de tocar em temas tão pesados, Os Gigantes ainda teve o final mais triste da história. A protagonista, Paloma, tira a sua própria vida. Ela morre após sobrevoar sua fazenda num avião até esgotar todo o combustível da aeronave.

Diante de tamanho fiasco, Os Gigantes nunca foi reprisada na Globo. Mas, com o lançamento do Projeto Fragmentos, do Globoplay, a trama finalmente vai ganhar uma nova chance. Ou quase isso.

É que só sobraram dois capítulos da obra, o primeiro e o último. E ambos serão disponibilizados para o público no streaming da Globo por meio do novo projeto, que resgata obras que não estão inteiras nos arquivos da emissora.

Dessa forma, os dois únicos capítulos que restam de Os Gigantes serão lançados no Globoplay em março.

Whatsapp


Leia também