Ao que tudo indica, o Globoplay vai incluir em breve uma novela que se tornará a produção mais antiga de seu catálogo. Trata-se de O Espigão, trama escrita por Dias Gomes que foi produzida em 1974.

Susana Vieira em O Espigão
Susana Vieira em O Espigão

A expectativa é que a novela da Globo seja lançada no próximo mês de abril, quando completará exatos 50 anos, como uma das próximas atrações do Projeto Resgate.

Quando O Espigão vai estrear no Globoplay?

Numa conversa no X (antigo Twitter), Erick Brêtas, ex-diretor de produtos digitais e canais pagos do Grupo Globo, confirmou que O Espigão está em condições de ser resgatada e prometeu o lançamento para este ano.

Isso aconteceu no ano passado, quando o diretor foi questionado por um internauta sobre a possibilidade de O Espigão integrar o Projeto Resgate, ação do Globoplay que traz de volta uma novela da Globo na íntegra a cada duas semanas.

“Fui checar a sua questão e as notícias são boas. O Espigão tem um alto grau de preservação e poderá ser resgatada quase na íntegra (temos dúvidas sobre alguns poucos capítulos apenas). É a segunda novela mais antiga em condições de resgate acima dos 90%. Vem em 2024”, prometeu o diretor.

Brêtas recentemente deixou o cargo de diretor de produtos digitais e canais pagos da Globo, substituído por Manuel Belmar. No entanto, ele garantiu a continuidade do Projeto Resgate e afirmou que a fila dos lançamentos deste ano não seria alterada.

Aniversário de estreia

Rosamaria Murtinho e Milton Moraes em O Espigão
Rosamaria Murtinho e Milton Moraes em O Espigão

Exibida na faixa das 22 horas da Globo, O Espigão foi ao ar entre 3 de abril e 1º de novembro de 1974. Ou seja, em abril de 2024, a novela completará 50 anos de seu lançamento.

Por isso, a expectativa é que a novela seja relançada no Globoplay no próximo mês de abril, como uma homenagem ao meio século da estreia da produção.

Com Betty Faria, Ary Fontoura, Susana Vieira, Cláudio Marzo, Débora Duarte e Milton Gonçalves no elenco, O Espigão teve 150 capítulos e é considerada um dos grandes clássicos da teledramaturgia brasileira.

Qual é a trama de O Espigão?

O Espigão gira em torno de Lauro Fontana (Milton Moraes), um empresário que sonha em construir o maior hotel do Brasil, um enorme prédio com 50 andares – um “espigão”, conforme a gíria da época.

Mas, para dar sequência ao empreendimento, Lauro precisava convencer os donos de uma mansão em Botafogo a vender o imóvel. Os irmãos Urânia (Vanda Lacerda), Baltazar (Ary Fontoura), Tina (Susana Vieira) e Marcito Camará (Carlos Eduardo Dolabella) são os donos da mansão, mas apenas este último tem interesse em vender a casa.

Em 1974, O Espigão foi considerada uma trama ousada, já que aprofundava a discussão sobre preservação ambiental como nunca antes numa novela. Isso porque o empreendimento sonhado por Lauro Fontana promoveria uma devastação ambiental no espaço onde seria construído.

O tema da especulação imobiliária gerou desconforto nos bastidores. Tanto que Roberto Marinho, dono da Globo, chegou a solicitar o cancelamento da novela, já que Sérgio Dourado – construtor responsável por vários prédios no Rio de Janeiro e amigo de Marinho – acreditava que o protagonista era inspirado nele.

Para resolver o imbróglio, Boni convocou Dias Gomes para uma reunião de emergência. Com isso, o autor optou por mudar o empreendimento de Lauro Fontana, que passou de prédio de apartamentos para um hotel.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor