Após as “re-reprises” de O Rei do Gado (1996) – reprisada pela terceira vez – e Mulheres Apaixonadas (2003) – pela segunda vez -, a Globo surpreendeu ao escalar uma “reprise inédita” no Vale a Pena Ver de Novo. Paraíso Tropical (2007), de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, ganhou uma nova chance no canal.

Alessandra Negrini em Paraíso Tropical
Alessandra Negrini em Paraíso Tropical (Divulgação / Globo)

Mas a experiência de recuperar uma novela mais “esquecida” dos anos 2000 não deu certo e derrubou os índices de audiência do horário. Por isso, a direção da emissora bateu o martelo e determinou o encurtamento do repeteco, que chegará ao fim antes do previsto.

Em seu lugar entra Alma Gêmea (2005), sucesso de Walcyr Carrasco estrelado por Priscila Fantin e Eduardo Moscovis.

Quando Paraíso Tropical termina na Globo?

Exibida originalmente em 2007, Paraíso Tropical passou longe de ser um fracasso, mas tampouco foi considerada um grande sucesso. A trama interrompeu uma curva ascendente de audiência do horário nobre da Globo na década de 2000.

Na época, o canal enfileirou os sucessos Mulheres Apaixonadas, Celebridade (2003), Senhora do Destino (2004), América (2005), Belíssima (2005) e Páginas da Vida (2006). Mas, a partir de Paraíso Tropical, a audiência da faixa das 21h começou a perder fôlego.

Justamente por não ter sido considerada um sucesso arrebatador, a escolha por Paraíso Tropical para o Vale a Pena Ver de Novo surpreendeu o público. Afinal, o mais lógico seria selecionar uma trama que garantisse o êxito, como uma forma de alavancar o horário nobre da emissora.

Qual será a substituta de Paraíso Tropical na Globo?

Eduardo Moscovis em Alma Gêmea
Eduardo Moscovis em Alma Gêmea

Porém, apostar numa novela pouco esperada no Vale a Pena Ver de Novo não funcionou. Até aqui, a trama sobre as gêmeas Paula e Taís – vividas por Alessandra Negrini – , acumula média de 12 pontos no Kantar Ibope Media, índices considerados fracos.

São três pontos a menos que Mulheres Apaixonadas, que anotou 15. Já O Rei do Gado, que veio antes, foi ainda mais bem-sucedida, com 17,3 pontos. Ou seja, o Vale a Pena Ver de Novo perdeu bastante fôlego no último ano.

Por conta do resultado fraco, Paraíso Tropical será encurtada. A previsão inicial era que a novela tivesse 139 capítulos e ficasse no ar até 7 de junho. No entanto, a trama será enxugada e vai sair do ar um mês antes, em 10 de maio.

Quando estreia Alma Gêmea no Vale a Pena Ver de Novo?

A Globo anunciou que Alma Gêmea, de Walcyr Carrasco, substituirá Paraíso Tropical no Vale a Pena Ver de Novo. Considerado um fenômeno da faixa das 18h, o folhetim ganha sua segunda reprise na Globo – a primeira aconteceu em 2010.

A emissora definiu que Alma Gêmea voltará à grade da Globo em 6 de maio. Como a primeira semana da novela deve dividir o espaço com os últimos capítulos de Paraíso Tropical, o último capítulo do atual cartaz vai ao ar em 10 de maio, um mês antes do previsto.

Alma Gêmea conta a história de amor de Rafael (Eduardo Moscovis) e Serena (Priscila Fantin), que é a reencarnação de Luna (Liliana Castro), o grande amor do botânico no passado. O casal terá que enfrentar a fúria de Cristina (Flavia Alessandra), que sempre quis se casar com o ricaço.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor