Definido: Globo bate o martelo e muda primeira fase de Renascer

Emissora toma decisão envolvendo a nova novela das nove

Whatsapp

O remake de Renascer terá uma mudança que atenderá a um desejo de Benedito Ruy Barbosa, criador da trama: uma primeira fase mais longa. O início da saga de José Inocêncio, interpretado por Humberto Carrão nos primeiros capítulos, será maior.

Marcos Palmeira e Humberto Carrão em Renascer
Marcos Palmeira e Humberto Carrão em Renascer (divulgação/Globo)

Autor da nova versão, Bruno Luperi tem feito ajustes no folhetim com a atualização de tramas, alterações em alguns personagens e criação de outros que não existiram. Entre as modificações, o novelista também mexeu na estrutura da história.

A primeira fase, que mostrará o início de José Inocêncio como grande produtor de cacau na região de Ilhéus e a paixão do fazendeiro por Maria Santa (Duda Santos), terá mais tempo para ser desenvolvida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ideia vetada na Globo

Originalmente, a ideia de Benedito Ruy Barbosa em 1993 era de que Renascer tivesse uma primeira parte com 30 capítulos. A passagem de tempo com a troca de elenco, portanto, levaria um mês para acontecer.

Leia mais

No entanto, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, então vice-presidente de operações da Globo, rejeitou o planejamento do autor e decidiu que a fase inicial do folhetim seria curta.

Ficou acertado, então, que a primeira fase da trama teria 12 capítulos. Porém, apenas uma semana antes da estreia, em fevereiro de 1993, Boni mudou de ideia novamente após assistir os primeiros capítulos.

O então chefão da Globo avaliou que o modo como a novela havia sido feita poderia cansar os telespectadores e espantar a audiência. Diante disso, ele ordenou que a primeira fase de Renascer fosse encurtada novamente na edição – já que estava toda gravada -, ficando com apenas 5 capítulos.

“Ele achou que ia ficar um pouco cansativo para o público. Mas como as imagens estão lindas, elas vão voltar como flashback dos personagens”, disse Benedito Ruy Barbosa ao O Globo de 28 de fevereiro de 1993.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Medo na Globo

 

Nessa época, Benedito estava voltando à Globo depois de emplacar Pantanal (1990) na extinta TV Manchete. A ideia da emissora carioca era fazer de Renascer a sua versão da saga pantaneira que havia recusado anos antes – decisão da qual se arrependeu.

No entanto, para os executivos globais, Pantanal tinha um defeito que não poderia ser repetido: uma primeira fase longa, com um total de 27 capítulos, que provocou queda de audiência com a mudança de elenco.

Foi por conta dessa percepção que Boni vetou o esboço da história em que a fase inicial tinha 30 capítulos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quantos capítulos terá a primeira fase de Renascer?

Agora, a Globo corrigiu um erro do passado. O martelo foi batido e ficou decidido que a primeira fase do remake de Renascer terá 13 capítulos, sendo quase três vezes maior do que a apresentada na década de 1990.

Primeira virada da história, a morte de Maria Santa está prevista para acontecer no capítulo 11. Em seguida, haverá uma primeira passagem de tempo de 10 anos, em que boa parte do elenco continuará o mesmo – exceto as crianças.

A segunda – e definitiva – passagem de tempo avançará 18 anos e aí sim o elenco todo será trocado. A nova versão de Renascer terá 197 capítulos e terminará em setembro.

Whatsapp


Leia também