Grande aposta da Band para 2022, o programa de Fausto Silva ainda vive uma fase de instabilidade. Oscilante, Faustão na Band não chegou ao trilho de audiência que a emissora esperava. Pior: começa a se ver ameaçado por concorrentes até então inofensivos, como o Jornal da Cultura.

Faustão na Band

Nesta segunda-feira (24), Faustão na Band foi exibido entre 20h50 e 22h20 e viu a TV Cultura no retrovisor. A atração de Fausto Silva chegou a perder para o Jornal da Cultura por dois minutos: entre 21h57 e 21h58, o noticioso registrava 1,9 ponto no Kantar Ibope, enquanto a Band anotava 1,8 no mesmo horário, de acordo com dados minuto a minuto.

Parece pouco, mas é a primeira vez que Faustão fica atrás da Cultura na audiência. O que demonstra que, 10 meses depois da estreia, o programa de auditório ainda não conseguiu construir uma plateia fiel.

Decepção

Faustão na Band

Faustão na Band não chega a ser um fiasco para os padrões da Band. O programa perdeu muita audiência da estreia até aqui, mas ainda figura entre as atrações mais vistas da emissora. Além disso, o programa agregou prestígio e atraiu bons anunciantes para o canal.

Porém, Faustão na Band decepcionou os mais otimistas. Por se tratar de um grande nome, que veio com a proposta de ser uma alternativa aos jornais e novelas concorrentes, a emissora esperava um pouco mais de sua maior estrela. Seus diretores sonhavam com, pelo menos, o terceiro lugar em audiência.

Tanto que a Band não economizou para dar uma grande estrutura ao animador, acreditando no potencial comercial do programa. Os anunciantes até vieram, mas não foram suficientes para sustentar uma atração tão grandiosa. Com isso, a Band se viu obrigada a enxugar a equipe do programa.

Repetição

Faustão na Band

No ar, o prestígio do apresentador segue intacto. Faustão continua recebendo convidados de peso para participar de seus inúmeros quadros, o que mostra sua força. A atração também foi beneficiada com a nova política da Globo de priorizar acordos por obra, o que fez grandes artistas ficarem livres para circular pelos demais canais. Faustão na Band é o programa que mais recebe ex-globais.

No entanto, o formato padece com a sensação de repetição. Como se trata de um programa diário, o desafio para manter a atenção do público é muito maior. Neste contexto, Faustão na Band encontra dificuldades em surpreender. Há um rodízio de quadros semanais, mas todos eles são muito parecidos.

Ainda resta esperança…

Faustão na Band

A Band não pretende jogar a toalha. Havia a expectativa de que, em 2023, Faustão voltasse a comandar um programa semanal aos domingos. Mas isso, a princípio, não deve acontecer. A emissora e o apresentador desejam continuar na grade diária no ano que vem.

Deste modo, é fundamental que a equipe do programa consiga dar uma nova cara ao Faustão na Band no ano que vem. Surpreender o público será fundamental para que o programa não perca ainda mais fôlego.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor