André Santana

O Globoplay tem quebrado um “galhão” e tanto para os espectadores que ainda não embarcaram no voo de Gloria Perez em Travessia. Além de oferecer Todas as Flores, de João Emanuel Carneiro, como uma boa opção, o streaming da Globo ainda ajuda os “órfãos” de Pantanal a matarem as saudades de José Leôncio (Marcos Palmeira) e cia.

Pantanal - Osmar Prado

Na internet, são vários os comentários de espectadores saudosos de Pantanal. A usuária do Twitter Mi Noveleira resumiu bem o sentimento de boa parte dos noveleiros.

“A verdade é cruel: a gente acreditava no Velho do Rio que virava sucuri e na Juma que virava onça, mas a gente não consegue acreditar em nada de Travessia”, publicou.

E não se trata somente de reclamação na rede social. Usuários do Globoplay deixam claro que o interesse por Pantanal ainda é alto, mesmo já tendo se passado um mês desde o último capítulo da obra de Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi. Até hoje, a novela figura entre os conteúdos mais consumidos da plataforma.

Ressaca

Adriana Esteves

Não é a primeira vez que a substituta de um grande sucesso demora para cair nas graças do público. A própria Gloria Perez passou por isso em 2012, quando teve que suceder o mega sucesso Avenida Brasil com sua Salve Jorge. Os fãs de Carminha (Adriana Esteves) não se conformavam com a nova novela e pichavam Salve Jorge sempre que possível.

Isso acontece porque há uma espécie de “ressaca” do público quando um sucesso chega ao fim. Parte da audiência costuma prometer a si mesmo que não acompanhará mais novelas. Com isso, o interesse na substituta é menor.

Mas é a primeira vez que uma novela enfrenta ressaca e, ainda, tem o Globoplay como “rival”. O público pode “rever” Pantanal ou decidir acompanhar Todas as Flores, deixando Travessia de lado.

Bolha

Claro, o alcance do Globoplay é muito menor que o da TV aberta. Não é certo dizer que a audiência de Travessia está baixa porque os espectadores preferiam rever Pantanal ou acompanhar Todas as Flores.

Porém, tão importante quanto a audiência é a repercussão. Pega mal quando o maior produto audiovisual do país está sendo constantemente espinafrado por espectadores na internet. Mas Gloria Perez já prometeu mudanças. É aguardar pra ver.

Compartilhar.
Thell de Castro

Apaixonado por televisão desde a infância, Thell de Castro é jornalista, criador e diretor do TV História, que entrou no ar em 2012. Especialista em história da TV, já prestou consultoria para diversas emissoras e escreveu o livro Dicionário da Televisão Brasileira, lançado em 2015 Leia todos os textos do autor