Colunas

Decepção: 8 programas da Globo que passaram vergonha em 2023

Pipoca da Ivete

Pipoca da Ivete (Reprodução / Globo)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ano de 2023 não foi dos melhores para a Globo. A emissora colecionou alguns acertos, como a novela Vai na Fé, mas acumulou vários erros na programação, amargando baixa audiência e severas críticas.

Pipoca da Ivete (Reprodução / Globo)

O canal se equivocou na escolha de suas novelas, com Elas por Elas e Fuzuê, que estão afundando a faixa das seis e das sete. A emissora também não foi feliz em sua linha de shows, enfrentando fracassos como Pipoca da Ivete e The Voice Kids.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Abaixo, veja oito programas que fizeram a Globo passar vergonha em 2023.

BBB23

O BBB experimentou uma retomada do sucesso entre 2020 e 2021. Mas, em 2022, o reality show da Globo começou a dar novos sinais de desgaste. E a impressão foi confirmada na temporada deste ano. O BBB23 simplesmente não emplacou.

Com participantes pouco expressivos, conflitos fracos e dinâmicas repetitivas, o programa comandado por Tadeu Schmidt não empolgou o público, amargando uma das mais baixas audiências da história da atração. A vitória de Amanda, que passou boa parte do reality na cama, resume bem o que foi a temporada.

[anuncio_2]

Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua

Paola Carosella e Leandro Hassum em programa da Globo (Cadu Pilotto / Globo)

Na tentativa de oferecer uma novidade nas tardes de domingo, a Globo apostou numa competição culinária logo no início do ano. Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua chamou a atenção por promover a estreia de Paola Carosella na líder de audiência.

Mas nem a presença da famosa chef foi capaz de tornar o programa um sucesso. A atração passou quase despercebida e, de quebra, ainda foi acusada por espectadores de ser uma cópia do Duelo de Mães, exibido pelo SBT e pela Band.

 

The Voice Kids

Reprodução / Globo

A baixíssima repercussão da temporada de 2023 do The Voice Kids é uma clara demonstração do desgaste do formato. Nem a chegada de Fátima Bernardes na apresentação serviu para dar uma cara nova ao programa, que passou em brancas nuvens.

A versão com crianças já sinaliza o que pode acontecer com a versão “tradicional”, que estreia em breve na Globo. Não por acaso, a emissora já botou um ponto final no programa, que não volta em 2024.

Caldeirão com Mion

Marcos Mion e Demi Lovato no Caldeirão (reprodução/Instagram)

Em 2023, o Caldeirão com Mion deixou de ser unanimidade entre público e crítica. A audiência do programa de Marcos Mion caiu, sinalizando que os espectadores se cansaram da atração das tardes de sábado da Globo.

A maior crítica ao programa está no fato de o Caldeirão demonstrar clara dificuldade em se renovar. Mion aposta num rodízio dos mesmos quadros de sempre, deixando o programa previsível e repetitivo.

No Limite

Fernando Fernandes em No Limite (Mauricio Fidalgo / Globo)

Por conta do fracasso das temporadas de 2021 e 2022, a Globo decidiu entregar a produção do No Limite para a Endemol. A produtora, então, fez uma boa reforma no programa comandado por Fernando Fernandes, deixando-o mais empolgante.

Porém, as transformações não surtiram efeito. O público seguiu pouco interessado no reality show de aventura, mostrando que o formato realmente não funciona na TV aberta brasileira. A Globo aprendeu a lição e não renovou os direitos do formato, encerrando de vez a atração.

Fuzuê

Marina Ruy Barbosa e Giovana Cordeiro em Fuzuê (Divulgação / Globo)

A Globo respirou aliviada depois que Vai na Fé reverteu a tendência de queda de audiência do horário das sete. No entanto, veio Fuzuê e puxou os números para baixo novamente. A trama de Gustavo Reiz não empolga o público.

O folhetim gira em torno de uma caça ao tesouro, mas o excesso de enigmas deixou a história confusa e entediante, como se girasse em círculos. O fracasso, inclusive, obrigou a Globo a intervir na produção, nomeando Ricardo Linhares como supervisor de texto.

[anuncio_6]

Elas por Elas

Rayssa Brattilieri e Filipe Bragança em Elas por Elas

Com o sucesso de Pantanal (2022), a Globo se abriu para mais remakes de tramas de sucesso na programação. Elas por Elas, que fez sucesso na faixa das 19h da emissora nos anos 1980, foi a trama escolhida para uma revisita, desta vez no horário das 18h.

No entanto, a releitura da obra de Cassiano Gabus Mendes, escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, não caiu nas graças do público. O folhetim vem registrando uma das mais baixas audiências da história do horário e não dá sinais de recuperação.

Pipoca da Ivete

Cauã Reymond e Ivete Sangalo no Pipoca da Ivete (Fábio Rocha / Globo)

Mesmo com a fraca recepção da primeira temporada, a Globo insistiu numa nova leva de episódios de Pipoca da Ivete. Para tentar emplacar o programa de Ivete Sangalo, a emissora tratou de promover uma reforma geral na atração, lançando novos quadros e atrações.

Mas as novidades se revelaram mais do mesmo, como o quadro Meu Namorado é Melhor, que nada mais é que mais uma competição musical. Pipoca continuou engessado e explorando pouco a espontaneidade de Ivete. O programa poderia ser apresentado por qualquer pessoa…

Sair da versão mobile