Elas por Elas chega ao fim na faixa das seis da Globo como manda a tradição: mistérios resolvidos, desfechos felizes para os mocinhos e punições para os vilões. Os autores não pretendem decepcionar os espectadores.

Valentina Herszage e Castorine em Elas por Elas
Valentina Herszage e Castorine vivem as duas filhas de Lara em Elas por Elas

Mas agradar a todo mundo não é possível. Tanto que Thereza Falcão e Alessandro Marson devem decepcionar o público com derrapagens imperdoáveis no final da trama. São erros que vão ficar marcados para sempre.

Saiba quais são os três desfechos mais equivocados de Elas por Elas:

Trajetória de Yeda

Na primeira versão de Elas por Elas, escrita por Cassiano Gabus Mendes em 1982, Ieda era uma das personagens mais populares. Cristina Pereira vivia o tipo, que era constantemente ridicularizada por conta de sua aparência.

Seria impossível manter Ieda da maneira como ela foi concebida inicialmente, já que piadas por conta da aparência de alguém não pegam nada bem nos dias de hoje. Por isso, os autores da releitura transformaram Yeda numa personagem mais solar e bem-resolvida com a própria aparência.

Vivida por Castorine, uma atriz talentosa, carismática e que possui uma veia de comediante acentuada, a nova Yeda teve momentos divertidos. Porém, desta vez, Yeda não roubou a cena. Faltou um “tempero” à trajetória da filha de Lara (Deborah Secco) para tentar repetir o sucesso da personagem na primeira versão da novela.

Final de Renée

Wagner (César Mello) e Renée (Maria Clara Spinelli) em Elas por Elas
Wagner (César Mello) e Renée (Maria Clara Spinelli) em Elas por Elas (divulgação/Globo)

Mais sofredora das sete protagonistas de Elas por Elas, Renée (Maria Clara Spinelli) deu um giro de 360º ao longo da novela: ou seja, voltou ao ponto de partida. A trajetória de luta e resignação da personagem foi um acerto, mas o desfecho poderia ter sido mais bem pensado.

Depois de tanto sofrer, Renée deve terminar a novela ao lado dos filhos, do marido Wagner (César Melo) e tocando seu próprio negócio, exatamente como ela estava no início da trama. Não seria mais interessante se a evolução da personagem fosse ainda mais contundente?

O pior de tudo é ela retomar o casamento com Wagner, que a abandonou e foi o grande responsável por todas as desgraças que aconteceram em sua vida. Renée, batalhadora e dona de um ótimo caráter, merecia ter ao lado alguém melhor que ele.

Redenção de Sérgio

Não há dúvidas de que Sérgio (Marcos Caruso) é o grande vilão de Elas por Elas. Foi ele o responsável pelos principais dramas da trama, e foi ele quem criou muito mal Helena (Isabel Teixeira), transformando-a na megera que ela é.

Por isso mesmo, é difícil imaginar que uma figura tão vil pudesse se redimir. Mas é isso mesmo o que vai acontecer. Nos últimos capítulos da novela, Sérgio ficará comovido depois de passar mal e ser amparado pelo neto Marcos (Luan Argollo) – que ele “descartou” na maternidade – e Ísis (Rayssa Bratillieri).

Depois disso, ele vai salvar a vida de Marcos quando Helena atirar no próprio filho. Ao morrer no lugar do neto, Sérgio será exaltado pelos demais personagens, que vão valorizar o arrependimento do crápula. Sério? Vão esquecer todo o mal que ele fez?

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor