Debandada de chefs prova que programa está fazendo hora extra

Henrique Fogaça e Erick Jacquin no MasterChef Brasil

Henrique Fogaça e Erick Jacquin no MasterChef Brasil

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O MasterChef Brasil enfrentará mais uma dura baixa em sua temporada de 2023. Após perder Paola Carosella em 2021, a competição culinária da Band agora vê Henrique Fogaça dar adeus. O chef Rodrigo Oliveira será seu substituto na próxima edição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, Erick Jacquin é o remanescente da formação original do vitorioso time de jurados da atração da emissora. Trata-se de mais um demonstrativo do desgaste da atração. A debandada do elenco mostra que MasterChef já deu o que tinha que dar.

Time de ouro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A Band foi certeira ao apostar no MasterChef Brasil em seu horário nobre. Enquanto os outros canais não haviam se dado conta de que competições culinárias já eram uma febre respeitável lá fora, a emissora dos Saad saiu na frente e se deu muito bem.

O programa se revelou um grande êxito, afinal, tem um formato forte, envolvente e com alto potencial de faturamento. Mas não é só isso que explica o sucesso inicial do MasterChef Brasil. A atração virou febre por aqui muito em razão de seu elenco. Um acerto que merece ser reconhecido.

Paola Carosella, Henrique Fogaça e Erick Jacquin (o trio, na foto acima) eram ilustres desconhecidos quando começaram a degustar pratos no programa comandado por Ana Paula Padrão. Mas o MasterChef os transformou em estrelas. A Band formou um time de ouro.

Na medida

O trio funcionou muito bem junto. Eram três figuras distintas, mas muito carismáticas. Fogaça era o “durão”, que metia medo nos participantes. Jacquin era a figura bonachona, igualmente temida, mas ao mesmo tempo divertida. E Paola era a ponderada, que sabia ser firme quando necessário, mas sem perder a doçura.

Deu tão certo que nenhuma emissora conseguiu chegar perto de repetir o fenômeno da Band. SBT, Record e Globo também lançaram suas competições culinárias, com seus júris igualmente competentes, mas nenhum deles foi capaz de repetir o magnetismo do time do MasterChef.

Tanto que a própria Band cogitou voos solos para todos eles. Erick Jacquin (foto acima) teve sua chance, ao emplacar duas temporadas de Pesadelo na Cozinha. Já Mistérios do Pantanal, com Henrique Fogaça, e Lado C, com Paola Carosella, ficaram apenas no papel.

Voando

Cadu Pilotto / Globo

Em 2021, Paola Carosella surpreendeu os fãs do MasterChef ao anunciar sua saída da atração. A chef argentina ficou fora do ar por um bom tempo, mas já conquistou uma vaga na Globo. Ela estreou como jurada do Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua (foto acima), na emissora carioca, e também deve comandar seu próprio programa no GNT, Alma de Cozinheira.

Agora, é a vez de Henrique Fogaça se despedir. Inicialmente, trata-se de uma “pausa”. Ele não estará no próximo MasterChef Brasil, que estreia em maio. Mas deve aparecer no MasterChef Profissionais e MasterChef +, no segundo semestre.

Ainda assim, a debandada reflete o cansaço do programa. Seu elenco começa a ficar inquieto, o que os leva a querer buscar novas oportunidades. Enquanto isso, o público se mostra desinteressado. Desinteresse que deve aumentar com as mudanças no júri, já que Helena Rizzo não provoca o mesmo fascínio de Paola, enquanto Rodrigo é simpático, mas não é uma figura tão marcante quanto Fogaça.

É o fim do MasterChef. A Band é que não parece pronta para a inevitável despedida…

Sair da versão mobile