Em Terra e Paixão, Antônio (Tony Ramos) sempre se lembra que Petra (Debora Ozório) já teve um casamento anulado. Agora, Luigi (Rainer Cadete) descobre os reais motivos disso: a jovem não gosta de sexo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A herdeira dos La Selva explica ao novo marido que não suporta ser tocada e que não pretende ter relações sexuais com ele. Ou seja, ao que tudo indica, Petra é assexual, assim como Rudá (Guilherme Cabral) e Caíque (Thiago Fragoso) em Travessia (2022).
Sem sexo
Petra conta a verdade a Luigi durante a lua-de-mel dos pombinhos: ela não gosta de sexo e, para que eles sigam casados, o falso italiano terá que aceitar não transar com a esposa. Luigi fica surpreso, já que transou com Petra quando se conheceram, mas ela é firme ao afirmar que aquela foi a única vez.
Luigi respeitará a decisão da esposa, mas o casal deve ir parar na terapia. De acordo com o portal Notícias da TV, um psiquiatra vai avaliar Petra e perguntará se Luigi já forçou sexo com a esposa, o que ele negará veementemente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Com isso, o médico vai recomendar que Luigi e Petra durmam em quartos separados. Irene (Gloria Pires) é quem vai ficar preocupada com a situação, já que teme que Antônio não considere mais Petra para a sucessão, caso ela tenha mais um casamento anulado.
Assexual?
Logo em suas primeiras cenas em Terra e Paixão, Petra já apareceu dopada. Constantemente chamada de “miss tarja preta” pelo pai, Antônio La Selva, a jovem desenvolveu uma grave dependência de remédios.
Desde que Luigi chegou, o italiano tenta fazer a esposa se livrar dos medicamentos. No entanto, até o momento, a jovem continua driblando a patrulha para conseguir os famigerados calmantes.
O assunto do vício em remédios ainda está sendo destrinchado aos poucos. Porém, uma das possibilidades é que Petra tenha sofrido algum tipo de trauma muito grande, o que a levou aos medicamentos. Caso seja um trauma de cunho sexual, isso pode explicar a aparente aversão que Petra tem de sexo.
Mas pode ser também que Petra seja, simplesmente, uma pessoa assexual, ou seja, alguém que não sente desejo sexual por ninguém. Neste caso, não se trata de uma patologia, mas sim de uma orientação sexual, como foi mostrado em Travessia.
Tema repetido
Em Travessia, Gloria Perez tratou da assexualidade por meio dos personagens Rudá e Caíque. O primeiro é um adolescente que nunca demonstrou interesse por sexo e, por isso, sua mãe Guida (Alessandra Negrini) acreditava que ele era gay.
Porém, Rudá nunca se sentiu atraído por mulheres e nem por homens, o que sempre o fez se sentir diferente dos outros garotos. No decorrer da trama, ele conhece Caíque, um homem assexual, e se identifica com ele. Caíque explica que é romântico, gosta de se envolver com mulheres, mas não tem desejo sexual por elas e não tem interesse em transar.
“O mundo sexual é um mundo extremamente psicológico, além do biológico. O aparelho que regula a nossa sexualidade está ligado às esferas mais emocionais do cérebro. No caso dos assexuais estritos, não é que eles têm pavor de sexo, eles simplesmente nunca sentem atração sexual. O assexual é alguém que não é sexualmente atraído por ninguém”, explicou o psicólogo Alexander Bez ao site NaTelinha, em outubro de 2022.
Em Terra e Paixão, não está claro se Petra tem pavor de sexo, o que poderia ser explicado por algum trauma, ou se ela é apenas uma pessoa assexual. Isso deve ser esclarecido nos próximos capítulos da trama de Walcyr Carrasco.