A CNN Brasil anunciou que vai retomar o programa O Grande Debate, polêmico formato que marcou seus primeiros meses no ar. O canal de notícias, que está em fase de reformulação de grade, resgata a atração para aumentar o espaço do hard news na programação.

Caio Copolla
Reprodução / Redes Sociais

Durante o tempo em que ficou no ar, O Grande Debate chamou a atenção por conta das conversas acaloradas e muita polêmica. O programa revelou nomes como Augusto de Arruda Botelho, Caio Coppola (foto acima) e Gabriela Prioli.

[anuncio_1]

De volta

De acordo com nota divulgada pela CNN Brasil, O Grande Debate voltará à grade de programação em abril. Em sua nova fase, a atração será mediada por Luciana Barreto (foto acima), âncora do Visão CNN, e contará com quatro debatedores fixos. Os nomes dos novos integrantes ainda não foram divulgados.

O formato será exatamente o mesmo das versões anteriores: o mediador vai propor um tema referente a um assunto factual relevante e dará aos debatedores espaço para que cada um deles exponha seus pontos de vista diversos. Os debatedores trazem sempre visões distintas acerca dos assuntos tratados.

Ainda segundo o canal de notícias, a volta de O Grande Debate faz parte da nova politica da emissora, de enfatizar programas voltados ao hard news.

“Com a volta da atração, a CNN agrega a seu conteúdo focado em hard news ainda mais opinião, debate e contrapontos, atendendo a um dos seus grandes diferenciais, que é a diversidade de pontos de vista, ao lado da qualidade da informação”, informou o canal.

Polêmica

Reinaldo Gottino na CNN

O Grande Debate estreou junto com a programação da CNN Brasil, em 16 de março de 2020. Inicialmente, o formato era um quadro dentro do matinal CNN Novo Dia. O âncora Reinaldo Gottino (foto acima) era o mediador, e Gabriela Prioli e Caio Coppola os debatedores.

Com visões distintas sobre os temas propostos – Prioli tinha ideias mais progressistas, enquanto Coppola se colocava como um conservador -, o quadro, quase sempre, rendia bate-bocas que faziam a festa dos internautas e viralizavam nas redes sociais.

No entanto, o duelo dos profissionais durou poucos dias, já que Coppola se afastou, alegando estar doente. Em seu lugar entrou Tomé Abduch, mas a rinha diária entre os dois debatedores permaneceu.

Saída de Gabi

Gabriela Prioli CNN Tonight

Gabriela Prioli não durou muito tempo em O Grande Debate. A profissional ficou incomodada ao ser constantemente interrompida por Tomé. Ela também chegou a sofrer o mesmo por parte de Gottino. Com isso, a comentarista anunciou que estava deixando o programa.

“Não consigo atingir o meu objetivo se for constrangida e não posso seguir participando do debate sem que a convicção sobre a gravidade do constrangimento não seja só minha, mas de todos os envolvidos, na frente e atrás das câmeras. Não posso legitimar que o achismo seja equiparado ao conhecimento científico nem contribuir para acirrar a polarização”, desabafou, em suas redes.

No entanto, a esta altura, Gabriela Prioli já era bastante popular e havia se tornado um dos principais rostos da CNN Brasil. Por isso, o canal a segurou, oferecendo-lhe um novo projeto. Gabi, então, apresentou o CNN Tonight (foto acima) e o À Prioli. Ela deixou o canal no início do ano rumo ao GNT, onde passou a compor o time de apresentadoras do Saia Justa.

Mais polêmica

Monalisa Perrone

Depois da saída de Gabriela Prioli, Caio Coppola reassumiu a bancada, passando a debater com Augusto de Arruda Botelho. Esta formação também se envolveu em polêmicas – Coppola e Botelho chegaram a trocar ofensas pessoais no ar. Depois disso, Botelho também preferiu deixar o quadro.

Outros debatedores passaram pela atração, que foi ampliada: além do CNN Novo Dia, o Expresso CNN de Monalisa Perrone também realizava o quadro. Mas, algum tempo depois, O Grande Debate acabou saindo do ar.

Mas, em julho de 2021, O Grande Debate voltou ao ar como um programa solo e semanal. Com a apresentação de Carol Nogueira, a atração passou a receber debatedores convidados a cada edição. No entanto, esta fase durou pouco tempo e saiu do ar em outubro do mesmo ano.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor