Após anunciar a volta do Linha Direta, em outubro do ano passado, a Globo vem trabalhando desde então para lançar a nova temporada do programa. Agora com Pedro Bial no comando, a emissora pretende repetir o sucesso que o programa arrematou nas décadas de 1990 e 2000.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Recentemente, a emissora definiu os detalhes que marcarão o retorno da atração após 16 anos do seu fim. O programa terá novidades em sua produção e exibição.
Nova temporada
Petra CostaA nova temporada do Linha Direta vai estrear no dia 4 de maio, um dia antes do último capítulo de Travessia. A nova temporada terá dez episódios e será encerrada em 6 de julho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O jornalístico voltará a ser exibido às quintas-feiras, na segunda faixa da linha de shows da líder de audiência. Ou seja, será no mesmo dia e horário de sua última temporada, quando ia ao ar após A Grande Família. Desta vez, a atração sucederá a terceira temporada de Cine Holliúdy na grade.
Cada um dos episódios contará com uma hora de duração, que será dividida em três blocos de conteúdo e dois intervalos comerciais entre eles.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Formato ‘true crime’
De acordo com o portal TV Pop, que teve acesso às primeiras imagens do estúdio onde ele está sendo gravado, a Globo está empenhada em adotar um formato parecido com gênero “true crime”, que vem fazendo muito sucesso no streaming e nos canais por assinatura.
Pedro Bial, que recentemente estreou a nova temporada do Conversa com Bial em um novo cenário montado nos Estúdios Globo de São Paulo, agora contará com um ambiente com pouca iluminação e acompanhado de televisores que exibirão cenas do caso da semana.
O cenário remete a uma delegacia, contando com elementos típicos desse universo policial, como um organograma de investigação.
Expectativas de Pedro Bial
Pedro Bial terá o desafio de apresentar o programa e seguir com o legado dos colegas que ali passaram antes dele. No começo do mês, ele falou sobre as suas expectativas para o programa, demonstrando estar animado com o novo projeto.
“Estamos muito motivados por estrear um programa novo, que é o Linha Direta. É uma retomada de um formato de 15 anos atrás, mas o mundo de 15 anos não existe mais”, disse o jornalista ao Splash UOL.
Após comemorar, Bial adiantou mais alguns detalhes do novo Linha Direta, que terá seu formato renovado, porém, com a mesma essência que o consagrou com o público.
“Tem uma frente de reportagem investigativa, de recuperação histórica que a gente está em campo, levantando histórias emocionantes, pertinentes. Do outro lado é uma renovação de formato, pois é um programa que todo mundo lembra com muito carinho, mas muita coisa mudou em 15 anos na linguagem da televisão”, disse em entrevista ao Caldeirão com Mion.
“Mesmo na presença de câmeras em todo o mundo, hoje uma cidade não tem ponto cego, tem sempre alguma câmera filmando, quando não é o celular da mesma pessoa. Então a gente quer dar uma renovada”, completou ele.
A história do Linha Direta
DivulgaçãoO Linha Direta se tornou um dos mais tradicionais programas da televisão brasileira ao reconstituir crimes e tragédias que marcaram a história brasileira, com atores desconhecidos encenando o fato. A primeira versão do programa estreou em 29 de março de 1990 e ficou no ar sob a apresentação de Hélio Costa até julho daquele ano.
Nove anos depois, o programa retornou à grade da Globo em 27 de maio de 1999, quando o apresentador era o famoso jornalista Marcelo Rezende (1951 – 2017), que comandou a atração até agosto de 2000.
Já na sua terceira fase, que durou até 6 de dezembro de 2007, Domingos Meirelles comandou a maior e mais marcante fase do programa.
Durante este período, foi lançado o Linha Direta Justiça, exibido uma vez por mês entre 2003 a 2007, que reconstituía crimes históricos já julgados.
Ao final de cada edição, a Globo divulgava canais de denúncia para que os telespectadores pudessem colaborar com o caso real abordado no episódio. Um número de telefone, um endereço de e-mail e uma página na internet fizeram parte desta ação promovida pelo programa.