Nesta segunda (26), a Globo estreou a edição especial de um dos remakes mais bem-sucedidos da história da televisão brasileira: Mulheres de Areia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A versão de 1993 trouxe excelentes índices de audiência à emissora, assim como a primeira versão da trama, exibida na extinta TV Tupi, exibida entre 1973 e 1974. A história de Ivani Ribeiro mostra a saga das irmãs gêmeas Ruth e Raquel, que disputam o amor de Marcos.
Fizemos uma comparação entre os elencos das duas versões. Confira:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ruth e Raquel
Na primeira versão, o papel das gêmeas Ruth e Raquel ficou com Eva Wilma, na época a principal estrela da Tupi. Sua atuação foi muito elogiada, assim como aconteceu com Glória Pires, que encarnou o mesmo papel na segunda versão, e também foi bastante aplaudida por seu desempenho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Marcos
Carlos Zara interpretou Marcos na primeira versão. Par de Eva Wilma, ele se casaria com a atriz seis anos depois. Na segunda versão, Guilherme Fontes, que então vinha se destacando nas novelas da emissora, ficou com o papel.
Tonho da Lua
Tonho da Lua foi, sem dúvidas, um dos personagens mais marcantes da trama. Com todo seu talento do teatro, Gianfrancesco Guarnieri deu vida ao personagem na primeira versão. Marcos Frota fez o mesmo em 1993 e é lembrado por esse papel até os dias de hoje.
Virgílio
Pai de Marcos, o ambicioso Virgílio Assunção foi interpretado por Cláudio Corrêa e Castro na primeira versão. No remake, Raul Cortez ficou com o personagem.
Clarita
Cleyde Yáconis interpretou Clarita, mãe de Marcos, na Tupi. Na Globo, Susana Vieira viveu a personagem.
Malu
Malu era uma jovem rebelde e apaixonada pelo vaqueiro Alaor. Ela foi vivida por Maria Isabel de Lizandra, em 1973, e por Vivianne Pasmanter, em 1993.
Alaor
Antonio Fagundes estava no início de sua carreira quando interpretou Alaor, na Tupi. Na segunda versão, o personagem foi vivido por Humberto Martins, que já vinha mostrando seu talento em novelas globais, como Pedra Sobre Pedra.
Floriano
O pai das gêmeas Ruth e Raquel foi vivido por Silvio Rocha na versão de 1973. Já no remake, Sebastião Vasconcellos ficou com o papel.
Isaura
A mãe das gêmeas, Isaura, foi vivida por Lucy Meyrelles, na Tupi, e Laura Cardoso, na Globo. Isaura se preocupava mais com Ruth.
Donato
Na versão original, Ivan Mesquita viveu Donato, o maldoso pescador que padrasto de Glorinha e Tonho da Lua. Em 1993, Paulo Goulart ficou com o papel.
Wanderley
O grande amor de Raquel foi o bandido Wanderley, que foi interpretado, respectivamente, por Edgar Franco e Paulo Betti.
César
Rolando Boldrin, ator e músico, viveu César, advogado de Virgílio e amigo de Marcos. Na Globo, o papel ficou com Henri Pagnocelli.
[anuncio_6]
Arlete
Arlete era sobrinha de Virgílio e vivia com os tios após a morte de seu pai. Na Tupi, o papel foi de Maria Estela, já na Globo, foi de Thaís de Campos.
Alemão
Serafim Gonzalez interpretou Alemão, dono do bar que virou ponto de encontro dos pescadores. Era o ator quem fazia as esculturas de areia mostradas nas duas novelas. No remake, Jonas Bloch viveu o personagem.
Tito
Tito era um pescador apaixonado por Glorinha. Foi vivido por Carlos Nunes e Eduardo Moscovis, respectivamente.
Glorinha
A jovem alegre e apaixonada por Tito, Glorinha, foi interpretada, respectivamente, por Analu Graci e Gabriela Alves.
Alzira
Ana Rosa viveu Alzira, que trabalhava na casa de Donato e era apaixonada por Tonho da Lua. Na versão de 1993, Giovanna Gold ficou com o papel.
[anuncio_7]
Marujo
Já Marujo é um pescador revoltado, descrente e amargurado por ter perdido um amigo pescador. Abrahão Farc e Ricardo Blat foram seus intérpretes.
Outros personagens
Vale lembrar que alguns personagens do remake de Mulheres de Areia, como Tônia (Andréa Beltrão), Zé Pedro (Carlos Zara) e Breno (Daniel Dantas), entre outros, vieram de O Espantalho, trama de Ivani Ribeiro que teve trechos de sua história adicionados na nova produção.