André Santana

Uma das novidades que o SBT prepara para 2024 é o novo SBT Brasil. O jornal, que já teve nomes como Ana Paula Padrão, Carlos Nascimento e Rachel Sheherazade no comando, passará a ser apresentado por César Filho. A ideia é apostar num novo formato, mais conversado e menos formal.

O apresentador César Filho
O apresentador César Filho (reprodução)

O projeto marca o retorno de César Filho ao SBT após uma temporada de quase 10 anos na Record. Será uma volta em grande estilo, mas o apresentador terá uma missão das mais ingratas. Afinal, ele assume o principal telejornal da emissora em seu pior momento.

[anuncio_1]

Em baixa

 

O SBT Brasil, que já garantiu a vice-liderança para o SBT em seus áureos tempos, vive uma péssima fase no Ibope. Atualmente comandado por Marcelo Torres e Márcia Dantas, o noticioso passa pelo pior momento de sua história.

E a concorrência é acirrada. O telejornal bate de frente com o Jornal da Record, Jornal da Band e RedeTV News e só não leva a pior do noticiário da emissora de Amílcare Dallevo. Já os jornais da Record e da Band deixam a atração do SBT comendo poeira.

Segundo levantamento do portal Notícias da TV, os quatro telejornais concorrem entre 19h55 e 20h30. E, neste horário, o Jornal da Record fica bem à frente dos demais, seguido do Jornal da Band e do SBT Brasil.

[anuncio_2]

Novo desafio

Daniela Beyruti, vice-presidente do SBT, e César Filho
Daniela Beyruti, vice-presidente do SBT, e César Filho

Ou seja, a mudança de emissora pela qual passa César Filho representa, também, um novo desafio em sua carreira. O apresentador trocou o matinal Hoje em Dia, atração consolidada na Record, por um telejornal enfraquecido no Ibope.

A missão do jornalista, portanto, é colocar o SBT Brasil nos trilhos. Para isso, a ideia da direção do SBT é tornar o jornal mais informal e menos sisudo. Tanto que César Filho apresentará a atração sozinho e poderá circular de pé pelo cenário.

A emissora de Silvio Santos aposta na boa receptividade de César Filho junto ao público. Com anos de carreira na TV, o profissional é bastante querido pelos espectadores e costuma ir bem em todos os programas que comanda.

[anuncio_3]

Histórico de sucesso

César Filho no Notícias da Manhã (divulgação/SBT)

Antes de assumir o Hoje em Dia, em 2015, César Filho passou anos no SBT. Entre 2005 e 2014, o apresentador passou por vários programas e conquistou bons resultados para a emissora.

Inicialmente, César Filho foi contratado para assumir a nova fase do SBT Repórter. Mas não demorou para ele ser aproveitado em outros programas, como o Ver Para Crer, Boletim de Ocorrências e Aqui Agora. Ele também foi apresentador substituto do SBT Brasil, jornal que agora assumirá em definitivo.

Em 2012, César passou a comandar um segmento do Jornal do SBT – Manhã. Deu tão certo que, em 2014, o segmento se tornou um programa solo, chamado de Notícias da Manhã. A atração registrou ótima audiência, o que forçou a Globo a mudar sua grade matinal e despertou o interesse da Record, que contratou César no final daquele mesmo ano.

Com a saída de César Filho, Neila Medeiros passou a comandar o Notícias da Manhã. Porém, a jornalista não conseguiu segurar a boa audiência conquistada pelo seu antecessor e o jornal acabou saindo do ar em abril de 2015.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor