Alexandre Nero voltou à TV através de um personagem já conhecido do público. O ator revive Stênio, de Salve Jorge (2012), em Travessia, novela que ocupa a faixa das nove da Globo desde outubro do ano passado.

Alexandre Nero
Reprodução / Globo

Em coletiva de imprensa, da qual o TV História participou, o ator contou que as novas nuances do papel o estimularam. O mesmo, porém, não ocorreria caso o “revival” proposto envolvesse outro tipo inesquecível…

“Acho que já deu…”

Império - Alexandre Nero

Consultado sobre a possibilidade de reviver o comendador José Alfredo, protagonista de Império (2014), Nero foi categórico:

“Não precisa refazer. Todo mundo fala dele o tempo todo. Acho que já deu, né?”.

O artista brilhou na pele de Zé Alfredo. O carisma de Alexandre salvou a figura, que transitava entre a retidão de caráter e os maus passos. No último capítulo, o comendador faleceu, para tristeza do público.

Há outro personagem, porém, que o artista teria prazer em reviver.

“Eu tenho vontade de refazer o personagem de Filhos da Pátria (2017), por exemplo, que não tinha esse tempo cronológico. O Stênio tem uma passagem de tempo de 10 anos. Era um cara de 35, 40 anos. Agora, tem entre 45 e 50. É um outro personagem”, adiantou.

O reencontro de Stênio e Helô

Travessia

Stênio regressou com mais “peso”, digamos. Ele está entre os personagens centrais de Travessia, assim como sua esposa, Helô (Giovanna Antonelli). Casados no último capítulo de Salve Jorge, eles ressurgiram separados. Os conflitos passam por novas características, como a entrega de ambos à profissão e a forma de encarar a vida quando se está próximo aos 50 anos.

“A vida começa a ficar mais complexa quando você tem 50 anos. Acho que é mais curioso assim, acho que fica mais rico para o personagem. Stênio, agora, está participando da trama mais séria, mais dramática. Os personagens são os mesmos, mas acho que, como qualquer pessoa, tem as suas mudanças. O Alexandre não é mais o mesmo depois de 10 anos”, analisou.

Com a palavra, a autora

Gloria Perez

Helô, aliás, assumiu uma delegacia especializada no combate a crimes digitais. Stênio segue disposto a soltar as figuras que a ex-esposa faz questão de prender. Logo, as brigas serão constantes, assim como o antigo amor. A fiel escudeira Creusa (Luci Pereira) está sempre pronta para acalmar os ânimos.

O ex-casal está inserido no núcleo principal já que a protagonista Brisa (Lucy Alves), vítima de um deep fake, é sobrinha de Creusa.

Sobre a volta de Helô e Stênio, 10 anos após a primeira novela com ambos, a autora Gloria Perez explicou:

“Em ‘Salve Jorge’, o casal ficava muito restrito à relação dele e passeava muito pouco por outras áreas. Nessa novela eles estão absolutamente inseridos na história central, e a parte profissional dos dois vem muito forte, tão forte quanto a parte afetiva. O público guardou muito no coração esses personagens a ponto de passar dez anos falando neles”.

“Então, em vez de criar uma delegada e um novo advogado para essa história –em que eles eram absolutamente necessários para que a novela fosse contada – achei que seria muito bacana trazer o casal de novo”, completou.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor