André Santana

Atual vice-presidente do SBT, Daniela Beyruti, filha de Silvio Santos, tem se movimentado nos bastidores para trazer novidades na programação e reverter a atual crise de audiência do canal. São vários os projetos em estudo para entrar no ar já no início de 2024.

Um Refúgio para o Amor - Zuria Vega
Zuria Vega como Luciana em Um Refúgio para o Amor (Reprodução / SBT)

No entanto, uma das novidades prevê uma drástica mudança na programação. A emissora estaria planejando uma nova atração para a faixa das 18h, o que culminaria com a extinção de um horário das Novelas da Tarde. Atualmente, o espaço é ocupado pelo folhetim Um Refúgio para o Amor (foto acima), que registra bons índices de audiência.

Ou seja, o SBT estaria planejando trocar o certo pelo duvidoso. Se isso acontecer, o canal repete um grave erro do passado.

[anuncio_1]

Novidades na grade

Daniela Albuquerque e Regina Volpato
Daniela Albuquerque e Regina Volpato (Reprodução / RedeTV!)

O SBT planeja uma profunda mudança na grade diária a partir do ano que vem. A ideia é reformular a programação matinal e vespertina, lançando novos programas que possam elevar a audiência e, principalmente, aumentar o faturamento do canal nestes horários.

Entre os planos, está um novo programa matinal, que pode ter Regina Volpato como uma de suas apresentadoras. Já na faixa da tarde, também está previsto uma atração ao vivo, que pode ser tanto um Fofocalizando reformulado ou até mesmo um programa novo.

Mas as mudanças não devem parar por aí. De acordo com o site TV Pop, uma das ideias em análise no SBT é o lançamento de uma nova revista eletrônica na faixa das 18 horas. A ideia seria promover um “esquenta” para o SBT Brasil, que entraria no ar em seguida. Márcia Dantas, atualmente à frente do jornalístico, é cotada para comandar o novo programa.

[anuncio_2]

Certo pelo duvidoso

A Gata
A Gata (Divulgação)

A partir do dia 16 de outubro, a faixa Novelas da Tarde começará mais cedo, às 16h15, e terá três faixas, com as exibições de A Gata, Meu Pecado e Um Refúgio para o Amor. Mas, se a ideia da revista eletrônica com Márcia Dantas vingar, o slot de novelas mexicanas voltará a exibir duas tramas, entre 16h15 e 18h, a partir do ano que vem.

Com isso, o horário onde atualmente vai ao ar Um Refúgio para o Amor seria extinto. O que seria uma manobra extremamente arriscada do SBT, que tiraria do ar justamente a sua faixa de novelas mais bem-sucedida atualmente.

Não raro, Um Refúgio para o Amor aparece como o programa mais visto da grade diária do SBT. O folhetim mexicano consegue um resultado melhor que A Infância de Romeu e Julieta, que vai ao ar em horário nobre. Ou seja, a faixa das 18h do SBT já tem um público de novelas consolidado. Este público, fatalmente, dispersará se uma revista eletrônica ocupar o horário.

[anuncio_3]

Erro que se repete

Neila Medeiros no SBT Brasília
Neila Medeiros no SBT Brasília

Além disso, o SBT já tentou emplacar um programa mais noticioso na faixa das 18 horas e não deu certo. Nos últimos 15 anos, todas as tentativas de se lançar algo nesse sentido se revelaram infrutíferas.

Em 2008, por exemplo, o canal resgatou o Aqui Agora, clássico dos anos 1990. No entanto, o programa derrubou a audiência da emissora e saiu do ar após poucas semanas. Já em 2010, houve nova tentativa com o Boletim de Ocorrências, que também teve vida curta.

Porém, a experiência mais lembrada pelos fãs foi o SBT Notícias com Neila Medeiros, em 2013. A jornalista foi apresentada em chamadas como a “única capaz de enfrentar Marcelo Rezende e José Luiz Datena”. Porém, tal apresentação não se mostrou uma realidade e Neila não derrotou seus concorrentes. Por que será que acham que agora vai dar certo?

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor