André Santana

Com as atuais novelas abaixo do esperado em audiência, a Globo já mira seus esforços em suas respectivas substitutas. Renascer, A Vovó Sumiu e No Rancho Fundo são as próximas apostas da emissora para tentar reverter a má fase.

A Dona do Pedaço - Juliana Paes
Juliana Paes em A Dona do Pedaço (Reprodução / Globo)

No entanto, todas estas produções parecem já terem começado errado. O elenco escalado mal foi anunciado e já foi alvo de rejeição por parte do público, que fez barulho nas redes sociais. Muitos não concordaram, por exemplo, com a escolha de Juliana Paes para viver Jacutinga, personagem de Fernanda Montenegro na primeira versão de Renascer.

[anuncio_1]

Cadê as veteranas?

Fernanda Montenegro como Jacutinga em Renascer
Fernanda Montenegro como Jacutinga em Renascer (reprodução/Globo)

Juliana Paes roubou a cena como Maria Marruá nos primeiros capítulos de Pantanal (2022). Por isso, o autor Bruno Luperi e o diretor Gustavo Fernandez resolveram repetir a parceria e convidaram a atriz para o remake de Renascer, que estreia em janeiro de 2024.

Porém, o papel entregue a Juliana causou polêmica. A estrela viverá Jacutinga, uma cafetina interpretada por Fernanda Montenegro na versão original da trama. Trata-se de uma das personagens centrais, já que ela é uma espécie de mãe de Maria Santa (Duda Santos), uma das protagonistas.

Mas, nas redes sociais, muita gente achou Juliana Paes jovem demais para a personagem, que pede uma atriz com mais idade. Fernanda Montenegro tinha 64 anos quando viveu Jacutinga, enquanto Juliana Paes tem 44.

A maior reclamação é que a direção da novela “rejuvenesceu” a personagem enquanto atrizes veteranas se veem com cada vez menos espaço na telinha. Rosamaria Murtinho, por exemplo, já reclamou várias vezes que não é mais escalada para novelas.

https://www.youtube.com/watch?v=ptU6MwQV6d0

 

[anuncio_2]

Responsabilidade

Vai na Fé - Rafa Kalimann
Rafa Kalimann em cena vetada de Vai na Fé (Divulgação / Globo)

A Vovó Sumiu, escrita por Daniel Ortiz, deve substituir Fuzuê no ano que vem. A trama já está com sua produção avançada e grande parte do elenco escalado. Arlete Salles, Juliana Paiva, Nathalia Dill e Raphael Logam são alguns dos nomes já confirmados no elenco principal.

No entanto, um dos nomes anunciados acabou provocando debate nas redes sociais. Trata-se de Rafa Kalimann, influenciadora digital que participou do “lendário” BBB20. A apresentadora e atriz foi anunciada como uma das vilãs do folhetim.

A polêmica aqui se deu porque Rafa ainda é inexperiente como atriz e fará um papel importante, com responsabilidade na trama. O ideal seria que a estrela fizesse sua estreia em novelas num personagem menor, para adquirir mais experiência.

Nas redes sociais, muita gente comparou a situação de Rafa com a de Jade Picon, que foi escalada para um dos papéis principais de Travessia (2022), mas não convenceu, fazendo sua personagem perder força ao longo da trama.

[anuncio_3]

Figurinha repetida

Bella Campos em Vai na Fé
Bella Campos em Vai na Fé (Reprodução / Globo)

O público foi pego de surpresa com o cancelamento de O País de Alice, trama de Lícia Manzo que já estava em pré-produção para substituir Elas por Elas. Em seu lugar, o autor Mário Teixeira foi convocado às pressas para criar uma trama nos moldes de Mar do Sertão (2022), que fez sucesso na faixa das seis.

Ao mesmo tempo em que a nova novela foi anunciada, o nome de Bella Campos foi apontado como a grande estrela do folhetim. O anúncio, no entanto, causou reação. Não por rejeição ao nome de Bella, que é considerada uma boa atriz, mas sim porque ela acaba de emendar Pantanal (2022) e Vai na Fé (2023).

Nas redes sociais, espectadores se manifestaram dizendo que a Globo desgasta a imagem de Bella Campos, ao mesmo tempo em que outras atrizes talentosas do canal não têm a chance de viverem uma protagonista.

No entanto, os críticos à escalação de Bella para No Rancho Fundo, título provisório da próxima novela das seis, já podem ficar tranquilos. O autor Mário Teixeira e o diretor Allan Fiterman resolveram promover um lançamento e vão escalar uma novata para viver Quinota, a mocinha da novela. Já Bella Campos deve ser remanejada para outra produção ou ganhar outra personagem na história.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor