De novo: Globo volta a dificultar vida do autor de Mania de Você
27/07/2024 às 11h45
A Globo não facilita a vida de João Emanuel Carneiro. Com Mania de Você, trama que substituirá Renascer a partir de 9 de setembro, o autor vem lidando com mudanças de elenco e até com as notícias sobre Vale Tudo, que estão ofuscando sua obra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, são problemas parecidos com o que o autor enfrentou em Todas as Flores (2022), que estreou desacreditada e se revelou um grande sucesso. A novela não só foi “rebaixada” para o Globoplay, como também teve seu elenco principal bem modificado.
Ou seja, se depender do precedente, Mania de Você tem tudo para dar certo. Será?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desprestígio
Próxima novela das nove da Globo, Mania de Você será lançada apenas em 9 de setembro, mas, desde já, as atenções do público estão voltadas para sua sucessora, o remake de Vale Tudo. Com isso, o autor João Emanuel Carneiro terá que buscar a atenção da audiência “no laço”.
Mas esse não é o único problema enfrentado pela novela das nove. Desde o início de sua pré-produção, Mania de Você demonstra não gozar de muito prestígio dentro da Globo. Tanto que o autor sonhava com Taís Araújo como protagonista, mas acabou perdendo a atriz justamente para o remake de Vale Tudo.
LEIA TAMBÉM:
● Que fase: cinco novelas recentes que a Globo se arrependeu de ter feito
● Esquecida pela Globo, novela mais pedida pelo público deve ter outro destino
● Escolha errada: após fiasco, Globo impõe regra para novelas das seis
Outros nomes estrelados e desejados pelo autor, como Letícia Colin, Paolla Oliveira e Murilo Benício, também ficaram de fora da novela. O quarteto principal acabou nas mãos dos jovens Gabz, Agatha Moreira, Chay Suede e Nicolas Prattes, o que gerou reclamações do público.
A história se repete
Porém, em Todas as Flores, João Emanuel Carneiro enfrentou problemas parecidos. A trama, vale lembrar, foi concebida para o horário nobre e seria a substituta de Pantanal (2022). Mas a pandemia da Covid-19 atrasou os planos e, nesse meio-tempo, a trama perdeu a vaga no horário nobre e se tornou uma produção para o Globoplay.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No meio deste processo, Carneiro perdeu nomes do primeiro time da Globo. O primeiro nome anunciado para a novela, quando ela ainda se chamava Olho por Olho e deveria ser lançada às 21h, foi o de Gloria Pires. A própria atriz falou em entrevistas que faria Zoé e que estava empolgada por trabalhar com João Emanuel Carneiro pela primeira vez.
Porém, sem mais nem menos, a direção da Globo optou por tirar Gloria da novela, escalando Regina Casé para viver Zoé. Além disso, nomes como Tony Ramos e Eliane Giardini também estavam no elenco original e acabaram deixando a produção – Fábio Assunção e Mariana Nunes os substituíram.
Volta por cima
Mesmo sem estrear no horário nobre e com um elenco que não era de seus sonhos – há rumores de que Carneiro nunca teria se conformado por perder Gloria Pires -, Todas as Flores se revelou um êxito. A novela alcançou imensa repercussão no Globoplay e também registrou boa audiência na TV aberta em 2023, quando foi exibida na TV Globo.
Ou seja, apesar de tudo jogar contra a novela, Carneiro conseguiu dar a volta por cima e mostrar o seu valor. As condições pareciam adversas, mas o sucesso de Todas as Flores aconteceu, contrariando todas as previsões.
A experiência mostrou que João Emanuel Carneiro consegue fazer do limão uma limonada. Sendo assim, por mais que Mania de Você pareça desprestigiada, o autor já demonstrou ter condições de apagar tais más impressões. Vamos ver.