Vênus (Nathalia Dill) passará por maus bocados nos próximos capítulos de Família é Tudo. A jovem flagrou Tom (Renato Góes) com outra e saiu sem rumo, recusando-se a escutar as explicações do noivo.

Nathalia Dill em Família é Tudo
Nathalia Dill em Família é Tudo

Apesar de parecer mais um dos cansativos flashbacks da trama de Daniel Ortiz, a sequência é nova. Ou seja, pela segunda vez, Vênus flagrou Tom com outra. E, pela segunda vez, o flagra foi, na verdade, uma armação de Brenda (Alexandra Richter) e Paulina (Lucy Ramos).

Assim, o autor de Família é Tudo “recicla” uma trama da própria novela. Não por acaso, o folhetim das sete da Globo já começa a cansar o público…

Tom e Vênus se separam em Família é Tudo?

Em capítulo exibido nesta quarta (29) em Família é Tudo, Vênus flagrou Tom com Patty (Manuela Duarte) num chalé. A neta de Frida (Arlete Salles) ficou decepcionada ao encontrar a filha do caseiro vestindo uma camisa do noivo e saiu sem ouvir a versão do rapaz.

O flagra terá grandes consequências. Tom, numa tentativa de se explicar, vai procurar Vênus na fundação e acaba saindo no braço com Netuno (Paulo Lessa), que tentará defender a amada.

Mas Vênus vai se irritar e pedir para que os dois a deixem sozinha. Com isso, mais uma vez, a história de amor da mocinha e Tom chegará ao fim.

O fato abrirá espaço para que ela se envolva com Netuno mais adiante.

História repetida

Manuela Duarte e Renato Góes em Família é Tudo
Manuela Duarte e Renato Góes em Família é Tudo

O autor Daniel Ortiz criou o falso flagra para movimentar a história de Vênus e oportunizar um novo triângulo amoroso, especialidade do novelista. Ortiz sabe que casal feliz antes do final da novela deixa a trama parada e, por isso, traz sempre uma carta na manga para chacoalhar a narrativa.

Porém, Família é Tudo peca por recorrer ao mesmo artifício já utilizado anteriormente. Flashbacks da trama já revelaram que, no passado, Vênus encontrou uma mulher no apartamento de Tom e, decepcionada, rompeu com ele e passou anos sem vê-lo.

A trama das sete da Globo já mostrou que o primeiro flagra foi armado por Brenda e Paulina. Esta última, inclusive, se casou com o mocinho após o rompimento. Pois, mais uma vez, a dupla de vilãs recorrerá ao mesmo expediente. E, mais uma vez, vai dar certo. Não seria melhor encontrar um motivo diferente para desfazer esse romance?

Trama cansativa

Família é Tudo é uma típica novela das sete. É divertida, tem bons personagens e uma trama que mescla bem a comédia, o mistério e a ação. Mas a novela poderia ser muito melhor se não fosse tão repetitiva.

O drama repetido de Vênus e Tom é apenas uma das várias repetições da história. O plot envolvendo Electra (Juliana Paiva), por exemplo, também corre atrás do próprio rabo há tempos. A novela abusa de situações repetitivas e flashbacks, dando a impressão de que nada realmente novo acontece.

Coincidência ou não, a audiência de Família é Tudo estacionou. A trama não é um desastre, como Fuzuê (2023), mas também não seguiu a tendência de crescimento inicial. Provavelmente, o público se cansou de tanta repetição.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor