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Mais uma vez, a autora Duca Rachid “eliminou” um bom personagem cedo demais. Lucília (Kênia Bárbara) movimentou Amor Perfeito desde que se uniu a Gilda (Mariana Ximenes), formando uma dupla que protagonizou uma queda de braço interessante. Mas a jovem morreu depois de aprontar muito e deixou a novela “órfã”.
Com isso, a novelista repete o mesmo erro cometido em Órfãos da Terra (2019), trama que assinou com Thelma Guedes na faixa das seis da Globo. A produção, que foi muito elogiada na estreia, perdeu fôlego após a morte de Aziz (Herson Capri).
Grande sucesso
Em abril de 2019, Órfãos da Terra estreava na Globo arrebatando o público. Duca Rachid e Thelma Guedes, que vinham da pouco quista Joia Rara (2013) e da cancelada O Homem Errado (cotada para a faixa das 21h em 2017), recuperaram o prestígio com o envolvente drama que tinha os refugiados de guerra como pano de fundo.
A trama começava quando a mocinha Laila (Julia Dalavia) fugia do vilão, o sheik libanês Aziz, logo depois de se comprometer a casar com ele para salvar a vida do irmão. Jamil (Renato Góes), braço-direito do malvado, é recrutado para ir atrás dela, mas o rapaz acaba se apaixonando por Laila e a ajuda em sua fuga.
Começa então uma intensa caça por Laila, com Aziz capaz de fazer as maiores atrocidades para ter a mocinha de volta. Além disso, o personagem de Herson Capri também descobre que Soraia (Letícia Sabatella), uma de suas esposas, o trai, e a elimina sem dó.
Vilão exaltado
Na época, o público ficou bastante envolvido com a história de Soraia, que sofria horrores nas mãos de Aziz e tinha como único alívio seu romance com Houssein (Bruno Cabrerizo), que era primo de Jamil e um dos capangas do sheik.
Letícia Sabatella e Bruno Cabrerizo formaram um casal bonito e a audiência passou a torcer para que Soraia se livrasse do vilão e vivesse seu romance com Houssein. No entanto, o desfecho da personagem foi dramático, já que Aziz não perdoou a traição e matou a própria esposa.
As ações impressionantes do vilão, somadas à força da interpretação de Herson Capri – que vivia aqui um dos melhores personagens de sua carreira -, transformaram Aziz na grande atração de Órfãos da Terra. Mas isso durou pouco, já que ele também morreu muito antes do desfecho da história.
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Duas novelas
Na verdade, Órfãos da Terra se dividiu em duas fases. A primeira delas era focada nas vilanias de Aziz, que fazia de tudo para obrigar Laila a cumprir o acordo de se casar com ele. Mas, quando ele é misteriosamente assassinado, começa uma nova fase, com a ascensão de Dalila (Alice Wegmann) como a grande vilã.
Filha de Aziz e Soraia, ela acredita que Laila e Jamil foram os responsáveis pela morte de seu pai. Com isso, a megera passa a dedicar sua vida a se vingar do casalzinho, armando todo tipo de truque para separá-los.
Ou seja, nessa segunda fase, Órfãos da Terra perdeu o ar de grande saga para se tornar uma novela mais convencional, focada nas armadilhas da vilã para prejudicar o casal principal. Com isso, toda a inventividade vista nos primeiros capítulos se perdeu.
Além disso, num determinado momento, a trama principal começa a andar em círculos. Laila e Jamil ficam juntos e têm como única função driblar as armadilhas de Dalila. Com isso, Órfãos da Terra acabou apoiada nas tramas paralelas, que movimentavam o enredo.
Erro se repete
O mesmo está acontecendo com Amor Perfeito. A novela começou arrebatadora, com vários acontecimentos em ritmo frenético. No entanto, a história principal logo se esgotou e passou a se apoiar num duelo entre Marê (Camila Queiroz) e Gilda (Mariana Ximenes).
O crescimento de Lucília serviu para dar um novo tempero ao folhetim. Com a megerinha medindo forças com Gilda, Marê acabou deixada de lado, mas a novela ganhou contornos interessantes. Porém, isso chegou ao fim com a morte de Lucília.
Duca Rachid, que escreve Amor Perfeito com Júlio Fischer e Elisio Lopes Jr., acabou repetindo o mesmo erro de Órfãos da Terra. A autora tirou de cena uma personagem que vinha sendo adorada pelo público e, com isso, acabou comprometendo a ação da novela das seis.
Sem Lucília, Amor Perfeito volta ao ramerrame envolvendo Marê, Gilda e Orlando (Diogo Almeida), e é obrigada a se apoiar nas tramas paralelas para não deixar a peteca cair.