Os trambiques de Luigi (Rainer Cadete) não têm limites em Terra e Paixão. Para conseguir se casar com Petra (Débora Ozório) e concretizar seu golpe, o falso italiano recorrerá a um truque pra lá de manjado: o da falsa mãe.

Rainer Cadete como Luigi em Terra e Paixão
Rainer Cadete como Luigi em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)

Trata-se de um recurso já utilizado em várias outras novelas. O próprio Walcyr Carrasco já recorreu ao expediente em outra trama sua.

[anuncio_1]

Picareta

Haja Coração - Grace Gianoukas
Grace Gianoukas como Teodora Abdala em Haja Coração (Artur Meninea / Globo)

Em Terra e Paixão, Luigi está fazendo o possível para concretizar seu casamento com Petra e garantir seu quinhão na empresa de Antônio La Selva (Tony Ramos). No entanto, convencer a todos de que é, de fato, um ricaço italiano, não é tarefa das mais simples. Afinal, o clã La Selva quer conhecer a família do noivo de sua herdeira.

Para resolver esta situação, Luigi vai se unir mais uma vez a Anely (Tatá Werneck). A stripper vai ajudar o amigo a arrumar uma atriz para se passar por sua mãe durante o período do casamento.

Assim, Anely o apresenta a Roma (Grace Gianoukas), uma atriz que já teve um passado de glórias, mas, atualmente, vive fazendo teatro infantil nos arredores de Nova Primavera. A artista, então, topa o desafio de se passar por uma verdadeira “mamma” italiana.

Não é a primeira vez

Eta Mundo Bom - Priscila Fantin e Tarcísio Filho
Priscila Fantin e Tarcísio Filho como Diana e Severo em Eta Mundo Bom! (Divulgação / Globo)

Não é a primeira vez que Walcyr Carrasco apela ao truque da falsa mãe em uma novela sua. Em Eta Mundo Bom! (2016), a personagem Diana (Priscila Fantin) também recorreu a uma atriz para enganar Severo (Tarcísio Filho).

Na trama, Diana era uma mulher interesseira que se passava por boa moça para conseguir conquistar Severo. Para convencê-lo de que era uma jovem de família, a funcionária do Taxi Dancing decide contratar uma mulher para se passar por sua progenitora.

Diana é ajudada por Dona Paulina (Suely Franco), que envia até sua casa uma atriz com roupas que em nada lembram as vestes de uma matriarca típica. Diana leva um susto e até tenta expulsá-la, mas Severo chega bem na hora e a golpista é obrigada a engolir a falsa mãe.

[anuncio_3]

Outro caso

Fina Estampa - Christiane Torloni e Lilia Cabral
Christiane Torloni e Lilia Cabral como Tereza Cristina e Griselda em Fina Estampa (Divulgação / Globo)

Aguinaldo Silva também já utilizou o “golpe da mãe” numa novela sua. Em Fina Estampa (2011), Antenor (Caio Castro) era namorado de Patrícia (Adriana Birolli), herdeira da ricaça Tereza Cristina (Christiane Torloni).

O rapaz tinha vergonha da mãe, a faz-tudo Griselda (Lilia Cabral). Assim, quando ele vai oficializar o noivado com a namorada, decide apresentar outra mãe à família de Patrícia. O rapaz, então, contrata os serviços da atriz Mirna Bello (Angela Vieira).

No entanto, a farsa cai por terra rapidamente. Griselda descobre a armação do filho e invade o jantar, contando a todos quem de fato é Antenor. Assim, começa a rivalidade entre Pereirão e Tereza Cristina.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor