De Fagundes a Gianecchini: quem estará na novela que quer abalar a Globo

Whatsapp

Selo que preza pela qualidade de sua dramaturgia, a HBO, por meio da plataforma de streaming HBO Max, prepara-se para lançar sua primeira novela. Ou melhor, “telessérie”, nome dado em razão do caráter híbrido do formato, que terá elementos de série e de novela. Segundas Intenções, primeira aposta da plataforma no segmento, começa a ser gravada em breve e tem estreia prevista para 2023.

Antonio Fagundes

Escrita por Raphael Montes (de Bom Dia, Verônica), dirigida por Joana Jabace e com Silvio de Abreu como showrunner, Segundas Intenções é a boa e velha trama de vingança. O folhetim, que tem como pano de fundo o mundo da beleza e da estética, conta a história de Sofia (Alice Wegmann), jovem que vê sua vida destruída pela tia, Lola (Camila Pitanga).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No passado, a mãe de Sofia foi presa injustamente por culpa de Lola. A menina, então, foi acolhida pela família Paixão. Anos depois, o clã vive um drama por conta de Rebeca, uma jovem que sonha em ser modelo, mas que passa por um sério problema de saúde em razão de uma plástica malsucedida.

Leia mais

Camila Pitanga

O responsável pela fatídica cirurgia é Benjamin Argento (Daniel de Oliveira), cirurgião plástico que se casa justamente com Lola. É quando Sofia e os Paixão se unem para destruir o casal de vilões e vingar as inúmeras tragédias pelas quais sofreram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Time de ex-globais

Salve-se Quem Puder

Além de carregar a grife HBO, Segundas Intenções também ostenta o know-how da Globo na produção de dramaturgia. Isso porque grande parte dos responsáveis pela nova produção vieram da emissora líder de audiência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Silvio de Abreu, ex-diretor de dramaturgia do canal, é o responsável pelo núcleo de “telesséries” da HBO Max. Monica Albuquerque, head de Gestão de Talentos e Desenvolvimento de Novelas da plataforma, é ex-diretora de Desenvolvimento e Acompanhamento Artístico da TV aberta. E Joana Jabace, diretora da produção, ocupou a mesma função na antiga casa, assinando produções como Segunda Chamada e Diário de um Confinado.

Alice Wegmann

Estes nomes vindos da Globo têm garantido um elenco de peso para Segundas Intenções. Além de Alice Wegmann, Camila Pitanga e Daniel de Oliveira, a trama também contará com as presenças de Rodrigo Simas, Reynaldo Gianecchini, Murilo Rosa, João Vicente de Castro, Hermila Guedes e Antonio Fagundes. Camila Morgado e Karine Teles, atualmente em Pantanal, também estão cotadas para a obra.

Além destes talentos, a HBO Max também promove o concurso Uma Nova Estrela para o Brasil, em parceria com a Band. A dinâmica, que acontece no Faustão na Band, irá selecionar uma nova atriz para participar da produção.

Novo velho formato

Silvio de Abreu

Desde que o streaming ganhou força no Brasil, especula-se que tais plataformas poderiam lançar suas novelas, afinal, sabe-se da força do formato no país. No entanto, ficava a dúvida sobre como seria a exibição e as devidas adaptações para esta nova tela.

O Globoplay saiu na frente com Verdades Secretas 2, que se tornou a primeira novela do streaming no Brasil. No entanto, tratava-se da segunda temporada de uma trama lançada na TV aberta e que manteve um formato bem parecido com a das tramas televisivas.

Neste contexto, a HBO Max busca adaptar o formato para esta nova realidade. Justamente por isso, a plataforma prefere chamar suas produções de “telessérie” – e não de novela. Em entrevista a Flavio Ricco, do portal R7, Silvio de Abreu explicou que, apesar de beber do melodrama, estas novas produções não são necessariamente novelas.

Isso porque o formato da telenovela prevê a constante repetição, para que um novo espectador consiga entender o que se passa na trama mesmo chegando depois. Já no streaming, no qual o espectador escolhe ver quando e como quiser, esta repetição se torna desnecessária. E este é um dos pontos que diferencia a novela da telessérie.

O autor Raphael Montes, num painel da Rio2C, também falou sobre isso:

“Fiquei pensando o que é uma novela para o streaming, e ainda não tenho a resposta (…). Tenho buscado uma unidade temática; tenho uma trama principal e mesmo que minimamente os outros núcleos dialogam e influenciam a trama principal”, disse, revelando que sim, haverá muito de novela nesta telessérie.

Whatsapp


Leia também